Por Paulo Henrique Lima
Na manhã deste sábado (12), uma ação conjunta foi realizada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Naturatins e a concessionária BRK, com o objetivo de verificar as condições do manancial conhecido como Córrego Bananal, popularmente chamado de represa da Saneatins — principal fonte de abastecimento de água de Gurupi.
A operação foi motivada, principalmente, por denúncias de moradores que relataram descarte irregular de resíduos no local, incluindo móveis residenciais, materiais poluentes e o uso indevido da área. Diante da situação, foi formado um grupo de trabalho que passará a atuar de forma rotineira na fiscalização do espaço.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Wilson Souza, destacou a importância da preservação da represa para a segurança hídrica da cidade “Vamos agir com todo processo preventivo e punitivo para que a comunidade tenha mais zelo pela fonte de água que abastece a nossa cidade e preservar o nosso meio ambiente,” afirmou.
O inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Diogo Vieira Castro, reforçou o compromisso do órgão com a causa “Além de preservar os recursos hídricos, nós iremos sanar qualquer problema para que não traga maiores consequências para o gurupiense,” declarou.
Já a engenheira Thaís Rosa, coordenadora de operações da BRK Gurupi, alertou para os impactos negativos do descarte irregular “Essa prática atrapalha o nosso serviço e prejudica o fornecimento de água. Agora, com essa ação, vamos agir diretamente para que isso não volte a ocorrer e impactar negativamente a população de Gurupi,” concluiu.
Segundo o Censo de 2022, Gurupi possui mais de 85 mil habitantes, todos abastecidos pela represa da Saneatins. A preservação desse manancial é essencial para garantir o fornecimento contínuo e de qualidade à população.
Mín. 22° Máx. 29°