Sexta, 18 de Abril de 2025
25°C 33°C
Manaus, AM
Publicidade

Nova gestão melhora e amplia a manutenção urbana e limpeza da cidade

A concepção da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), antes Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), traz uma nova form...

11/04/2025 às 08h17
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Jader Paes
Foto: Jader Paes

A concepção da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), antes Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), traz uma nova forma de olhar para os problemas urbanos de Belém, visando garantir a manutenção adequada das vias públicas e prevenir a deterioração do bem comum. A Sezel também é responsável pela limpeza urbana, coleta de lixo domiciliar, administração dos cemitérios e iluminação pública.

Nesses 100 dias de gestão, muito tem sido feito pela zeladoria de Belém, a partir de iniciativas inéditas de uma administração municipal comprometida em revitalizar uma cidade que, por muito tempo, ficou desassistida. Os trabalhos começaram e já trouxeram resultados: limpezas das ruas foram feitas, toneladas de resíduos e entulhos foram retirados, além dos avanços com a desobstrução dos canais, alcançando mais de 80% das intervenções em toda a cidade.

Programa Belém Limpa 

Lançada nos primeiros dias de janeiro de 2025, diversas ações do programa Belém Limpa mobilizam servidores públicos e profissionais de limpeza da concessionária responsável pela coleta de lixo e entulho.Em três meses de governo, o esforço municipal já retirou aproximadamente 180 mil toneladas de resíduos e entulhos das ruas e dos canais de Belém.

Alguns casos chamam a atenção, como no bairro Pratinha II, onde a prefeitura realizou, nos últimos dias de março, o fechamento de um vazadouro clandestino nas imediações do aeroporto de Belém. Somente neste espaço, a prefeitura retirou 1.500 toneladas de lixo de um terreno baldio na rua São Clemente, dando fim ao cenário de lixão que estava formado há muito tempo e avançando com mais ações do programa Belém Limpa e do tapa-buraco.

Ação de microdrenagem potencializa limpeza dos canais

Entrecortada por canais em diversos bairros da cidade, nessa época do ano Belém enfrenta o chamado inverno amazônico, quando esses canais recebem uma carga pluviométrica que os faz transbordar, alagando ruas e casas. 

Foi durante uma operação Tapa Buraco, em janeiro, na Travessa Pirajá, que a prefeitura detectou que o início do canal da via estava completamente assoreado, obstruído por lama, galhos de árvores e demais resíduos sólidos. Mas hoje o cenário no local é outro. Com 80% de obras realizadas, esse trecho do canal já recebeu nova tubulação e novo revestimento. 

A limpeza dos canais e galerias avança.Ao todo, mais de 130 mil toneladas de lixo já foram retiradas dos canais da capital.Cinquenta dos 64 canais da cidade já passaram por intervenções da Sezel, com um time de 250 profissionais da empresa CDDU realizando a manutenção diária dos espaços com dragagem e roçagem. Isso significa quemais de 80% dos canaisreceberam intervenções nos três primeiros meses de governo.

A limpeza é feita com terçados, gadanhos, caçambas e gruas para dragagem. Além disso, a secretaria-executiva de Manutenção Urbana tem realizado estudos para ampliar os bueiros e poços de visita, buscando mitigar os efeitos das chuvas e da maré alta na capital. Ao todo, 145 pontos críticos de alagamento já foram mapeados pela pasta. Desde janeiro, mais de 50 quilômetros de galerias subterrâneas e 5.500 caixas de drenagem passaram por limpeza e desobstrução pela Sezel.

Uma das moradoras beneficiadas foi Waldene Silva, 38, residente da Passagem Monte Sinai, no Guamá. Segundo a comerciante, os alagamentos eram constantes devido ao entupimento dos bueiros na área. Há dez anos, no período chuvoso, a água não escoava mais. Barreiras foram improvisadas pelos vizinhos para tentar evitar que as casas fossem invadidas pelas enchentes.Após a drenagem da via, a Sezel constatou que são necessárias ações estruturantes, como o reasfaltamento da passagem, que perdeu a pavimentação após anos de alagamento. Além disso, a pasta estuda a viabilidade de novos poços de visita para facilitar o escoamento da água da chuva e evitar que o asfalto fique em contato prolongado com a umidade. Outro problema combatido com apoio dos moradores é o descarte irregular de resíduos, que contribui para o entupimento dos bueiros. A previsão é que os serviços na Passagem Monte Sinai sejam concluídos em maio.

Modernização da iluminação pública

Com a reforma administrativa,a Sezel assumiu a responsabilidade pela iluminação pública da cidade, tarefa anteriormente desempenhada pela antiga Seurb. Com a chegada da Secretaria-Executiva de Iluminação Pública da Sezel foi possível identificar, aproximadamente, 6 mil pontos adicionais que não estavam previstos no edital de PPP firmado com a empresa Luz de Belém.

Os trabalhos de modernização da iluminação pública com tecnologia LED têm avançado: agora, o projeto contempla 97 mil pontos de LED e alcançou mais de 90% dos pontos já instalados. Entre os locais que receberam a nova iluminação pelas mãos da atual gestão, estão: a Praça do Horto, a Praça Dom Pedro II, a Praça do Carmo, a Praça Dalcídio Jurandir, a avenida Marechal Hermes, o Complexo Aldeia Amazônica, o Mercado de Mosqueiro, o túnel do Entroncamento e a Orla de Icoaraci.

Parcerias que beneficiam a cidade

Uma das medidas que eliminam pontos irregulares de descarte é aparceria entre o poder público e as cooperativas de reciclagem. Nesta gestão, esse intercâmbio aumentou e os recicladores foram integrados ao dia a dia da prefeitura, colaborando em eventos municipais e ações de educação ambiental.

"Parcerias com órgãos públicos são essenciais para incentivar a separação correta dos resíduos recicláveis e fortalecer a cadeia da reciclagem. Essas parcerias podem se manifestar de várias formas, incluindo a criação de políticas públicas que incentivem a coleta seletiva, como legislações que tornem obrigatória a separação dos resíduos recicláveis nas residências, estabelecimentos e grandes geradores", comenta Débora Bahia, presidente da cooperativa de reciclagem Concaves, que participou do Carnaval de Belém ao lado da prefeitura no recolhimento de materiais.

Essa parceria foi imprescindível no Carnaval 2025 da Prefeitura de Belém.Mais de 6,5 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas durante o Circuito Mangueirosa e no Complexo Aldeia Amazônica. Durante os dias de folia, mais de 200 servidores e funcionários da limpeza pública participaram do evento pela Sezel, que atuou com serviços de hidrojateamento nas vias de grande movimentação e adjacentes, a exemplo do entorno da Marechal Hermes, do Ver-o-Rio e na própria Aldeia Amazônia.

A limpeza especial mobilizou ainda 120 funcionários da Ciclus em plantão, uma revitalização da iluminação pública e o apoio na preparação dos eventos de Carnaval nos distritos, por meio das subprefeituras.

Educação ambiental— Outra medida implementada é a instalação dos Locais de Entregas Voluntárias (LEVs). Ao todo, 22 recipientes com capacidade para 600kg estão sendo instalados em locais de grande circulação na capital. Como parte do contrato de concessão da Ciclus,os LEVs recebem lixo seco, que serve como material reciclável para cooperativas. Campanhas de educação ambiental estão sendo desenvolvidas pela atual administração para instruir a população sobre o uso correto dos contentores. "A Sezel já tem uma ação programada para atuar em cada ponto onde os equipamentos estão instalados. Nossas equipes de educação ambiental orientam a população sobre a separação do material seco e quais tipos de resíduos podem ser destinados aos contentores", explica Thayta Martins, titular da Sezel.

Força-tarefa e Cidade Verde

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Belém ainda tem um dos menores índices de cobertura verde entre todas as capitais, mas esse cenário começa a mudar. Desde o lançamento do programa Cidade Verde, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o objetivo de incentivar a arborização urbana e melhorar a qualidade térmica e ambiental na cidade,mais de 3 mil mudas foram plantadas. A arborização tem contemplado o entorno dos canais, os canteiros centrais, as vias públicas e demais áreas estratégicas da cidade.

Para ampliar a arborização de áreas carentes de verde e com grande desconforto térmico,a iniciativa une forças com a Granja Modelo, uma unidade vinculada à Semma que foi revitalizada e já produziu mais de 30 mil mudas de várias espécies somente neste ano. Além de abastecer as ações de arborização da Semma, a granja também realiza doações de mudas, fornecendo as devidas orientações para que as pessoas possam contribuir para o cenário verde na cidade.

Força-tarefa— A urbanização com qualidade ambiental também recebeu atenção prioritária nos primeiros 100 dias de trabalho da nova gestão municipal, em especial quanto à saúde das árvores nos centros da capital que estavam desde setembro do ano passado sem receber qualquer tipo de manutenção. Diante da urgência, a prefeitura adotou medidas importantes para mitigar os riscos de tombamentos de árvores e reverter o quadro agravado pelo rigoroso inverno amazônico.

Nos últimos três meses,foram suprimidas 90 árvores em risco de queda e 342 foram podadas em Belém e distritos. Até o momento,mais de 500 árvores foram inspecionadaspara identificar e previnir problemas que representem riscos à população.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre, avalia os primeiros 100 dias de trabalho como desafiadores. "Foram dias repletos de desafios, foi preciso respirar fundo e buscar soluções rápidas para estancar um problema herdado. Com a colaboração de todos e a deflagração da nossa força-tarefa, conseguimos superar as adversidades e tranquilizar a população".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
32°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 33°

39° Sensação
1.54km/h Vento
66% Umidade
100% (4.81mm) Chance de chuva
06h58 Nascer do sol
07h00 Pôr do sol
Sáb 33° 23°
Dom 32° 24°
Seg 31° 24°
Ter 31° 23°
Qua 26° 24°
Atualizado às 12h05
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,81 -0,06%
Euro
R$ 6,61 +0,20%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 519,913,89 -0,55%
Ibovespa
129,650,03 pts 1.04%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade