O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, se reuniu no domingo (6) com representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com o objetivo de realizar estudos de viabilidade técnica visando a restauração e reativação da Locomotiva 18.
Durante o encontro o prefeito destacou que é um sonho de todo porto-velhense ouvir novamente o apito da locomotiva. “A visita da associação aqui em Porto Velho é um marco para a preservação da nossa história. Desde o início da nossa gestão, estamos trabalhando para a recuperação e resgate da nossa identidade através da Estrada De Ferro Madeira-Mamoré. Acredito que em breve esse sonho se tornará realidade”, disse Léo Moraes.
A reunião contou com a participação do diretor da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária/Campinas-SP, Márlon Ilg, e também do membro diretor, James Ilg. Os representantes puderam ver de perto a Locomotiva 18, que atualmente está no Complexo Madeira-Mamoré.
Os representantes da associação voltarão a Porto Velho em maio, com outros representantes da instituição, para um estudo mais aprofundado. Vale destacar que a missão ABPF é promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, disponibilizando os bens à visitação pública, desde que a conservação do bem não seja colocada em risco.
HISTÓRIA
De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Paulo Moraes Júnior, a Prefeitura já iniciou esse trabalho de resgate da história através da reativação da Litorina. “A nossa Litorina está 100% funcionando aqui no complexo e agora o nosso sonho é ouvir de novo o apito do trem. Tenho certeza que o prefeito Léo Moraes vai seguir firme nesse propósito e se Deus quiser, em outubro, no aniversário de criação de Porto Velho, a gente vai ter muitas surpresas em relação à preservação do nosso patrimônio histórico”, finaliza o secretário.
Ainda segundo o prefeito Léo Moraes, a reativação da Locomotiva 18 e também a preservação de todo o patrimônio centenário deve fortalecer o turismo regional e ampliar as possibilidades para quem visita Porto Velho, consolidando a capital como um dos principais polos de turismo ferroviário da região Norte.
Texto:André Oliveira
Fotos:Hellon Luiz
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Mín. 23° Máx. 29°