A Estação das Docas, em Belém, foi palco daConferência de Alto Nível sobre Segurança Humana e Justiça Climática, evento que visa contribuir para as discussões e decisões da Cúpula do Clima da ONU – COP 30. O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (07) foi pautado pelo diálogo entre diferentes instituições e um dos principais objetivos das interações foi ofortalecimento de parcerias para a proteção de crianças e adolescentes , para a construção conjunta de protocolos e documentos voltados à garantia de direitos infantojuvenis.
Organizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em parceria com o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Delito (COPLAD), a Conferência de Alto Nível sobre Segurança Humana e Justiça Climática contou com a participação de importantes conferencistas, incluindo representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), que discutiram sobre a urgência das questões climáticas e a necessidade desoluções sustentáveis para o bioma amazônico, especialmente no contexto da segurança humana e justiça climática, pauta central do evento.
Durante a conferência, ações em desenvolvimento pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência da Primeira Infância foram destaque. A titular da pasta Flávia Marçal, ressaltou que aimplementação de um planejamento estratégico que beneficie crianças e adolescentes, não se restringe ao período da COP 30, mas já se consolida com odesenvolvimento de políticas públicas efetivas para esse público em Belém.
"É fundamental que a questão da segurança humana e da justiça climática seja debatida com urgência, pois elaimpacta diretamente as futuras gerações, especialmente as crianças. Como gestora da Superintendência da Primeira Infância, acredito que a construção de um futuro sustentável e seguro para as nossas crianças depende de um compromisso coletivo com ações que promovam ajustiça ambiental e a proteção das famílias mais vulneráveis. Este é o momento para unirmos esforços, garantir políticas públicas que integrem a proteção infantil com a responsabilidade ambiental e assegurar que nossas crianças cresçam em um mundo que respeite, tanto os seus direitos quanto o nosso planeta", enfatizou Flávia Marçal.
Outro destaque na programação da conferência foi aadesão da Prefeitura de Belém ao Pacto da Infância e Juventude. O compromisso, firmado pelo prefeito Igor Normando, já está sendo integrado ao planejamento estratégico da juventude e reforça o compromisso do município com a proteção e o bem-estar das futuras gerações.
A conferência é considerada um marco importante para o estabelecimento de um diálogo interdisciplinar entre diversos setores e a sociedade civil, com o propósito de garantir que as soluções climáticas também considerem as questões sociais, culturais e de direitos humanos, principalmente no contexto da Amazônia.
Mín. 24° Máx. 33°