O presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Matterazzi (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei nº 57/2025, que institui o programa "Sorriso para o Mundo". A proposta, que tramitou na 10ª sessão ordinária, tem como objetivo realizar um levantamento histórico e atual do município, servindo de base para a criação do Pórtico , um marco simbólico que representará a identidade cultural, econômica e histórica da cidade.
O programa pretende envolver todas as escolas da rede municipal em atividades pedagógicas e culturais, como pesquisas, entrevistas e análise de documentos sobre a trajetória de Sorriso. Além disso, serão coletados relatos de moradores antigos e personalidades locais, com a possibilidade de produção de um curta-metragem (5 min.) e um documentário histórico.
"Sorriso não é apenas uma potência econômica; tem uma trajetória rica, feita por pessoas que construíram essa cidade. Queremos que os estudantes sejam protagonistas desse resgate, fortalecendo o orgulho de ser sorrisense", destacou Matterazzi.
De acordo com o presidente, o "Sorriso para o Mundo" reforça o compromisso com a valorização da história local, garantindo que a cidade seja reconhecida não apenas por sua produção agrícola, mas também por sua cultura e identidade.
Se aprovado, o projeto deve mobilizar a comunidade escolar e contribuir para a preservação da memória do município, além de culminar na construção de um símbolo urbano que marcará a entrada da cidade.
Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Internet/Keli Santin
Mín. 24° Máx. 31°