Comunidades da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão) participaram, nesse sábado, 5, e domingo, 6, da etapa inicial de diálogos comunitários para construção coletiva do calendário anual do Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária (MIFBC), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs) estaduais.
O MIFBC incentiva a participação ativa das comunidades locais no planejamento e na realização de queimas controladas conjuntas. Fortalece ainda a responsabilidade e o protagonismo dos moradores das Unidades de Conservação (UCs) e de suas áreas de entorno nas decisões relacionadas ao uso do fogo, com o objetivo de reduzir a frequência e a intensidade dos incêndios florestais.
A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, destaca que estes encontros valorizam os saberes tradicionais das comunidades e o Instituto contribui com estrutura logística da Brigada Gavião Fumaça para apoio nas ações de prevenção e controle de incêndios. “Durante todo o mês de abril, o Naturatins, por meio da supervisão das Unidades de Conservação, promove os encontros comunitários, que têm o objetivo de dialogar sobre o uso do fogo, pactuar os acordos comunitários, integrar conhecimento, integrar pessoas e fortalecer a gestão participativa da APA do Jalapão”, pontuou a gestora.
João Batista Rabela, da Fazenda Sumidouro, destacou a importância da união entre a comunidade para o manejo do território e agradeceu à equipe do Naturatins pelo apoio e o valor da parceria entre a comunidade e o órgão ambiental. “A gente precisa estar sempre unido, em família, como irmãos, ajudando uns aos outros. É assim que conseguimos viver bem e cuidar da nossa terra. Eu agradeço muito à equipe do Naturatins, que tem sido presente, nos orientado e caminhado junto com a gente. Essa parceria é muito importante para nós da Fazenda Sumidouro e para toda a comunidade”, destacou João Batista.
A participação da comunidade é essencial para que o debate seja enriquecedor e resulte em ações concretas para a proteção do meio ambiente. No sábado, 5, a primeira reunião foi realizada no auditório da sede da APA, na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no centro de Mateiros, com comunitários e representantes de associações. No domingo, 6, na Comunidade Galheiros, na propriedade do senhor Francalino Ribeiro.
Mín. 24° Máx. 31°