A cidade de Marabá completou 112 anos com uma festa à altura da sua grandeza e do carinho do povo marabaense. O estacionamento do Ginásio Renato Veloso, na Folha 16, reuniu milhares de pessoas em uma programação diversificada, inclusiva e vibrante.
Com atrações que passearam por diferentes estilos musicais. Indo do rock ao brega, do eletrônico ao forró. O palco recebeu nomes como DJ Uemura, Banda 3Way, Cassiano Rangel, Nego Loiro, Lynda Sousa e Nattan. Um verdadeiro espetáculo de cultura, arte e alegria popular, que contou com inclusão, movimentou a economia local e mostrou que Marabá tem estrutura para grandes eventos.
O prefeito Toni Cunha ressaltou que a festa é um reflexo do que Marabá representa.
“Uma cidade próspera, acolhedora e com vocação para a cultura e o turismo. Com certeza, comemorar o aniversário da nossa cidade tem que ser em alto estilo. Marabá é grandioso. Essa festa gera alegria, movimenta hotéis, restaurantes, ambulantes e o comércio em geral. E o mais importante: é uma festa inclusiva, com espaço reservado para pessoas com deficiência e intérprete de Libras. Isso mostra o nosso compromisso com todos os marabaenses”, afirmou.
O prefeito ainda antecipou que outras grandes festas estão por vir, como o retorno do veraneio, e destacou a parceria com a iniciativa privada e parlamentares como forma de realizar eventos com o menor custo possível para o município.
Presente no evento, o deputado federal Delegado Caveira reforçou o impacto positivo da celebração.
“Além de fomentar a economia, essa festa é um momento de alegria para quem ama a cultura da nossa cidade. O prefeito está de parabéns e estamos juntos para trazer recursos, fomentar o esporte, o lazer e a infraestrutura de Marabá. O veraneio vem aí com tudo!”, garantiu.
Inclusão
O evento foi elogiado por sua estrutura pensada para atender pessoas com deficiência, com espaço reservado e serviços de saúde. Taís Mendes, coordenadora do espaço de acessibilidade, destacou a importância da iniciativa.
“A acessibilidade pensou neste espaço acessível e acolhedor, justamente para receber as pessoas com deficiência, para a gente poder comemorar junto. É a primeira vez, em 112 anos, que a festa tem essa estrutura voltada para garantir que todos possam curtir o show. Além disso, estamos oferecendo serviços como aferição de pressão, verificação de glicemia e muito acolhimento, também com a interprete de libras ali no palco. Está sendo um espaço onde as pessoas se sentem bem recebidas”, afirma.
A funcionária pública Katia Cunha, que aproveitou o espaço, aprovou a iniciativa.
“Achei muito bom, porque dá uma oportunidade melhor da gente interagir também com os shows. É um espaço com banheiro acessível, tem uma clara acessibilidade. Gostei muito desse espaço. Está mais confortável, mais acolhedor. Espero que isso se mantenha, e que essa ideia se espalhe pra outros eventos também.”
Rock e cultura
Entre as atrações, a banda marabaense 3Way surpreendeu o público com um show enérgico, representando o rock, estilo que não esteve presente nas últimas edições de aniversários da cidade.
“É muito legal ver a Prefeitura abrindo espaço para o rock. A gente também precisa de cultura, também tem público. Foi uma honra estar nesse palco, com uma estrutura impecável. Eu amo Marabá, não nasci aqui, mas me considero filho dessa terra”, contou o vocalista Carlos Nava, também um dos organizadores do movimento “Onça Rock Paraense”, que promove bandas independentes do estado através do Instagram @oucarockparaense. “A gente tem pelo menos umas 500 bandas paraenses com material lançado. Muitas aqui em Marabá. Buscamos mostrar e fomentar essa produção local”, explicou.
Para a estudante Kaylanne Santos, 21 anos, a presença do rock foi uma vitória para a cena alternativa da cidade.
“Foi incrível, podia ter sido em um horário mais nobre, pra valorizar mais. Mesmo assim, é a primeira vez que vejo o rock nesse tipo de evento. Foi marcante”, comentou.
Representatividade local
O cantor Jhonn Massay, o querido Nego Loiro, levou o brega paraense para o centro da festa. “É um prazer imenso participar dessa festa maravilhosa e levar a nossa cultura para o público local e os visitantes. Representar Marabá e o Norte é motivo de orgulho”, afirmou.
Genival Crescêncio, secretário de Cultura, destacou a diversidade da programação, que incluirá em outros também também atrações católicas, evangélicas e a apresentação da Orquestra Marabá Carajás.
“É uma programação pensada para todos. Esse ano priorizamos a inclusão com acessibilidade para PCDs, intérpretes de Libras e espaço para ambulantes, promovendo uma festa onde todos se sentem acolhidos.”
A cantora marabaense Lynda Sousa, encerrou a primeira noite de evento, também celebrou a estrutura e o carinho do público.
“Muito feliz em encerrar essa grande festa. Já amei toda a estrutura, principalmente na parte que se diz ao espaço reservado pro pessoal PCD. Eu sei da importância de ter um trato com o intérprete, dois, três de Libras lá em cima do palco. A minha esposa trabalha com isso e eu sei da importância, porque tenho gente na família que também é pessoa surda. Saber que essas pessoas também vão poder ‘ouvir’ um pouco do nosso show, poder curtir como todo mundo, é muito gratificante”, disse.
E complementa declarando seu amor por Marabá. “E claro, também estou feliz por representar minha cidade, a cidade onde nasci. Parabéns pra minha cidade tão querida pelos seus 112 anos. Quero viver aqui até onde Deus quiser e levar o nome dessa cidade comigo pra onde eu for”, encerra.
Segurança
O evento também foi planejado com atenção à logística e à segurança e não houve maiores complicações durante toda a festa. A Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Defesa Civil, Departamento de Postura e Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) atuaram durante toda a noite para garantir a segurança dos foliões e cumprimento das leis.
Segundo Sildomar Souza, coordenador do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), cerca de 40 agentes atuaram, com nove viaturas e suporte da Guarda Municipal.
“Tudo foi planejado para garantir segurança e fluidez no trânsito. Só tivemos um sinistro fora das imediações, mas tudo transcorreu com tranquilidade”, relatou.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Bill
Drone: Sérgio Barros
The post Mab 112: Marabá celebra aniversário com shows de Natan, artistas locais e conta com a presença milhares de pessoas appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 23° Máx. 29°