Para promover a inclusão de todos, na programação de aniversário de Marabá haverá uma área destinada às pessoas com deficiência (PCD) com rampa de acesso e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O local foi fiscalizado pelo prefeito Toni Cunha e pela primeira-dama Lanúzia Lobo.
“Precisamos incluir todos os marabaenses e estar aqui nesse espaço acessível com rampas, onde vão poder ficar todos os PCDs, as pessoas com algum tipo de deficiência para assistirem esses shows e comemorar e sentirem-se olhadas, observadas, incluídas, se sentirem marabaenses de verdade e possam curtir a nossa cidade, assistir os shows e ter o orgulho de ser um marabaense. É isso que vamos fazer de agora em diante também na nossa cidade de Marabá”, declarou o prefeito.
“É um espaço especial com todo o cuidado que eles merecem, o olhar dessa gestão é um olhar de sensibilidade, é um olhar que está preocupado, de fato, com que todos possam ter seus direitos. Levamos uma vida tão difícil, tem tanto sofrimento, que os momentos alegres têm que ser para todos, todos precisam conseguir ter acesso à isso. Nossa esperança é dar a todos a acessibilidade necessária”, afirmou a primeira-dama, Lanúzia Lobo.
A organização da programação de aniversário de Marabá é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secul). O titular da pasta, Genival Crescêncio, visitou o espaço e ressaltou que a acessibilidade será prioridade em outras atividades culturais.
“Queremos ampliar nas próximas atividades, trazendo a questão do audiodescrição. Teremos pela primeira vez uma acessibilidade de uma forma mais intensa, além do espaço destinado aos PCDs, aos idosos. Nós também teremos os intérpretes de Libras fazendo as apresentações durante todas as atividades dos três dias e no café da manhã”, destacou o secretario.
Também fiscalizaram o espaço representantes do Instituto de Educação e Desporto dos Surdos de Marabá (IEDS), do Centro de Atendimento Especializado na área da surdez (CAES) e da Central de Interpretação de Libras (ACIL), e do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência.
Para o presidente do (IEDS), Marcos Vinícius, Peres Santos, que discursou por meio do intérprete Luiz Felipe, esclarece que ter esse espaço já era algo esperado dessa gestão. “A gente já sabia da proposta dele (do prefeito Toni), da preocupação dele com a comunidade das pessoas com deficiência. Então, a gente já esperava que haveria acessibilidade nesses espaços, nos espaços de cultura, como teatro, shows. Portanto, nós, pessoas com deficiência, nunca tivemos esses espaços de acessibilidade, esse é um momento único, importante, é algo que vai reverberar dentro da comunidade, um momento de protagonismo. Toni Cunha, você é um amigo das pessoas com deficiência” afirmou Marcus Vinicius.
As coordenadoras do Centro de Atendimento Especializado na área da surdez (CAES), Michelly Matoso, e da Central de Interpretação de Libras (ACIL), Alzira de Souza Pinto, estão desenvolvendo a inclusão por meio da Libras.
“Para nós é uma honra muito grande participar do aniversário da cidade de Marabá. No dia 5, sábado, vamos estar no café da manhã e também à noite no show cristão. Estaremos juntas na interpretação de Libras promovendo a inclusão e acessibilidade à nossa comunidade surda de Marabá. Nunca se teve tanta importância em uma gestão, a importância de incluir a todos. Quando a gente traz essa acessibilidade em Libras, a gente também inclui uma comunidade chamada surda, declarou Michelly”
Já para Nacélio Madeiro, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, que ficou cego na juventude, enfatiza que esse é um momento ímpar por garantir mais inclusão aos deficientes visuais.
“Tivemos tantas gestões e não se preocuparam nesse aspecto de trazer a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Perdi a visão aos 22 anos, mas entrei na universidade, sou formado, e hoje sou professor da rede municipal e atuo nessa luta pela inclusão da pessoa com deficiência, está no meu sangue e faço questão de participar, de estar instigando as políticas públicas para as pessoas com deficiência”, declarou.
Texto: Sarah Maria
Fotos: Ana Isabela/ Bill Waishington
The post Mab112: Shows do aniversário contam com rampas, audiodescrição e Libras para garantir = acessibilidade e inclusão appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 22° Máx. 28°