A Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia no próximo dia 14, as obras de readequação e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alvorada, antigo PSF IV. E para evitar transtornos no atendimento, a unidade será fechada a partir de segunda-feira (07).
O projeto consiste na readequação dos espaços, conforme orientações da Vigilância Sanitária, troca de todo o piso e portas, pintura interna e externa, drenagem, calçada e acessibilidade, projeto de combate a incêndio e hidrossanitário.
Segundo a secretária municipal de Saúde Keli Paludo Fernandes, serão investidos aproximadamente R$ 465 mil, com recursos próprios. A previsão é que as obras sejam concluídas em até quatro meses.
“Essa é uma obra aguardada pela população. A unidade foi construída em 2010 e desde então, foram realizados apenas pequenos reparos e o trabalho de manutenção. Será uma grande reforma, que vai deixar a UBS no mesmo nível das novas”.
E para garantir o atendimento médico e odontológico da população que tem como referência a UBS Alvorada, a Secretaria Municipal de Saúde realocou todos os pacientes e servidores nas unidades básicas mais próximas.
De acordo com a supervisora da Atenção Primária a Saúde Gabrielle Vidal, são 1.503 famílias cadastradas, aproximadamente 3.750 pessoas e 18 servidores.
No caso dos serviços médicos, que incluem consulta médica e de enfermagem, curativo, medicação, vacina e renovação de receita, os pacientes devem se dirigir a UBS Menino Deus, localizada a Rua Carazinho, n. 400 S, Bairro Menino Deus.
Para os atendimentos odontológicos, os pacientes serão direcionados para duas unidades, de acordo com a localização do domicílio. Aqueles que moram entre as avenidas, Das Nações e Goiás, devem procurar a UBS Menino Deus.
E aqueles que moram entre as avenidas, Goiás e Mato Grosso (Bairro Alvorada), devem se dirigir a UBS Bieger, localizada a Avenida Santa Catarina, esquina com a Rua Constantina, no Bairro Cidade Nova.
Outros serviços ofertados, como a equipe E-multi, que também têm a unidade como referência, serão encaminhados para o Espaço Saúde (psicólogo) e Centro Municipal de Fisioterapia (nutricionista).
“A nossa expectativa é que o atendimento transcorra normalmente. As equipes do Alvorada estarão nas novas unidades aguardando os pacientes, acolhendo e prestando todo o suporte necessário”, finalizou a supervisora.
Mín. 22° Máx. 28°