A Prefeitura de Porto Velho tem trabalhado para atender a todas as famílias atingidas pela cheia do rio Madeira na região do distrito de Fortaleza do Abunã, assim como nas demais áreas afetadas. Desde o último mês de março, o rio ultrapassou a sua cota de alerta, alcançando mais de 16 metros.
Nesta quinta-feira (3), um destacamento integrado por servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Defesa Civil Municipal se deslocou até Fortaleza do Abunã levando fardos de água mineral, cestas básicas, além de verificar quais famílias querem buscar um abrigo até o descenso das águas do rio Madeira.
ASSISTÊNCIA
Desde o início deste ano, quando o rio Madeira passou a apresentar comportamento atípico, a Defesa Civil Municipal, pela determinação do prefeito Léo Moraes, vem atuando no monitoramento, planejamento e gestão dos impactos que poderiam ser ocasionados por conta da elevação do nível do rio.
ASSISTÊNCIA
"Desde que assumi o comando da pasta, já estive duas vezes em Fortaleza do Abunã na busca de entender a realidade da comunidade e as necessidades mais urgentes. Não há distrito desamparado, estamos dedicados em garantir o bem-estar dessas famílias e a segurança na região", garantiu Marcos Vizone, superintendente da SMD.
Uma Sala de Situação foi montada pela Prefeitura de Porto Velho para integrar todas as ações de mitigação de impactos durante a cheia e planejamento de reconstrução para o pós-cheia.
Texto:João Paulo Prudêncio
Foto:Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Mín. 22° Máx. 28°