A criação de um centro esportivo para pessoas com deficiência (PCD) está sendo solicitada ao Poder Executivo pela vereadora Prof.ª Silvana Perin (MDB).
Por meio da Indicação 277/25, a parlamentar justifica que em Sorriso não há um espaço estruturado e adaptado para a prática de esportes por pessoas com deficiência. “Precisamos de um local cujas instalações atendem esse público, incluindo rampas de acesso, banheiros adaptados, estacionamento reservado e materiais esportivos adaptados para diferentes tipos de deficiência”, pontua.
Silvana defende que no centro esportivo sejam oferecidas modalidades esportivas adaptadas, como futebol para cadeirantes, basquete em cadeira de rodas, atletismo, natação, vôlei sentado, entre outras. “Esse tipo de espaço é mais do que um local para a prática de atividades físicas; ele representa oportunidades de socialização, superação de desafios e promoção da saúde física e mental”, justifica.
Para ela, um dos principais benefícios de um centro esportivo acessível é a melhoria da qualidade de vida. “A prática regular de esportes contribui para o fortalecimento muscular, o desenvolvimento da coordenação motora e a prevenção de doenças, como obesidade e problemas cardiovasculares. Além disso, o esporte auxilia na reabilitação de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento de habilidades motoras e a adaptação às suas condições individuais”, observa.
Na propositura, a vereadora acrescenta que no aspecto social o centro promove a inclusão e a interação entre os participantes, reduzindo o isolamento e incentivando a formação de amizades. “Essa obra é um reflexo de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Investir nesses espaços é garantir que todos tenham direito ao esporte, ao lazer e à qualidade de vida, independentemente de suas limitações”, finaliza.
A indicação, subscrita pelos vereadores Gringo do Barreiro, Jane Delalibera, Emerson Farias e Darci Gonçalves.
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Ilustrativa/Keli Santin
Mín. 22° Máx. 28°