Celebrando o trabalho de mulheres da Região Norte do Brasil e exaltando a sétima arte, na noite desta terça-feira, 1º, foi realizada a abertura da Mostra Norte Delas de Cinema, em Rio Branco. Em sua primeira edição, o evento oferece uma programação presencial e inteiramente gratuita, democratizando o acesso à cultura com exibições de curtas e longas-metragens que apresentam narrativas plurais de vivências femininas.
O governo do Acre apoia a iniciativa e promove as atividades por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), difundindo o evento e proporcionando um espaço de cultura adequado para as exibições.
A mostra é uma produção conjunta da Palmácea Filmes e Seiva Colab Amazônica na difusão de vivências, debates e visões propostas por mulheres dos sete estados do Norte. Com uma maioria de filmes inéditos no Acre, ao longo da semana serão exibidas 24 obras dirigidas por mulheres.
Diretora de produção da exposição, Juliana Machado relata: “Estamos felizes de levantar esse projeto, que demonstra a potência das mulheres artistas, não só do Acre, mas da Região Norte. Buscamos exibir filmes diferentes, para que as pessoas apreciem uma boa variedade e entrem em contato com conteúdos que dificilmente chegariam até aqui. Temos uma variedade que evidencia que as mulheres estão presentes para contar as suas próprias histórias”.
Já a produtora executiva e diretora-geral do projeto, Isabelle Amsterdam, ressalta a relevância das leis de incentivo para o audiovisual: “Os filmes desta mostra expressam a força criativa das mulheres no cinema, possibilitados por políticas como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo. Fazer cinema no Brasil é um grande desafio, e esses editais são fundamentais para que histórias diversas sejam contadas e cheguem ao público. O cinema nacional tem sua trajetória construída sobre esses incentivos, e seu fortalecimento garante não apenas a produção artística, mas também a preservação da nossa identidade cultural”.
A Mostra Norte Delas é um projeto aprovado no Edital n° 15/2023 de audiovisual de formação, capacitação, qualificação, difusão e cineclubismo, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por intermédio da Prefeitura de Rio Branco, via Fundação de Cultura e Desporto Garibaldi Brasil (FGB).
Representando o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), a chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidados da pasta, Vanessa Rossela Areal, destacou o papel da instituição e parabenizou: “Estamos comprometidas a lutar contra a violência e de prestar o máximo de autonomia para as mulheres. Parabéns a todas as envolvidas nesse lindo projeto e esperamos que mais iniciativas como essa sejam realizadas cada vez mais, fortalecendo a nossa voz e garantindo a representação feminina nos espaços culturais”.
No primeiro dia da mostra, foi realizada uma sessão especial de O Barulho da Noite, gravado em Tocantins e dirigido por Eva Pereira. Lançado em 2023 e aclamado internacionalmente, o filme conta a história de Sônia, uma mulher que se sente silenciada por seu passado e invisibilizada no relacionamento com o marido, Agenor, agricultor e pai dedicado de duas filhas. Em nome de sua fé, ele deixa a família sozinha no interior do Tocantins por 40 dias. E a chegada de Athayde, um suposto sobrinho, transforma a dinâmica familiar.
Nos próximos dias, a mostra continua, com uma seleção diversificada de produções audiovisuais que exploram diferentes perspectivas da vivência de mulheres nortistas.
Confira a galeria de fotos do evento:
The post Abertura da Mostra Norte Delas de Cinema exalta potência das mulheres no audiovisual appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 23° Máx. 29°