No último final de semana, a Prefeitura de Porto Velho realizou uma ação que tornou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mais próximo da população. O evento Samu na Praça aconteceu no Parque da Cidade e contou com atendimentos médicos e exposições de equipamentos.
De acordo com a diretora do Samu, Mara Rezende Correia, esse evento é necessário para que a população compreenda a importância das atividades promovidas pelas equipes de atendimento em urgência.
Já para o socorrista e técnico de enfermagem do Samu, Wander Veiga, essa ação é necessária para que a comunidade porto-velhense tenha acesso direto a informações de prevenção e como agir em casos de emergência médica.
"Para nós do Samu é uma satisfação enorme ajudar a população a salvar vidas. Um evento desse aqui é de uma importância grande, porque dá a oportunidade das pessoas conhecerem nosso trabalho e a gente pode transmitir a questão dos trotes que ainda nos atrapalha muito, isso além de esclarecermos como devem ser realizados os chamamentos do Samu", disse Wander Veiga.
Acompanhando a sua família, o odontólogo Patrick Barlatti foi conferir o evento do Samu e conseguiu realizar um dos sonhos de seu pequeno filho de apenas três anos, que era conhecer uma ambulância por dentro.
Segundo Barlatti, essa ação é muito bem-vinda por conta da importância de integrar a comunidade às ações do município, e agradeceu a iniciativa tomada pela Prefeitura.
"Todas as ações dessa natureza são muito bem-vindas pela população de Porto Velho, por isso quero agradecer ao prefeito Léo Moraes por essa iniciativa", afirmou Patrick Barlatti.
O Samu na Praça também contou com a participação e apoio do Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran/Ro).
Texto:João Paulo Prudêncio
Foto:Samu
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Mín. 23° Máx. 29°