Devem começar a ser implantados ainda no primeiro semestre os binários nas principais vias de Sorriso, um dos pilares do Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT). O tema pautou a primeira reunião do ano do Grupo de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso, realizada na manhã desta terça-feira (1.º de abril), sob a liderança do prefeito interino Acacio Ambrosini. O colegiado é formado por representantes de instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo.
O PAIT, que serve de suporte para diversas ações implantadas no planejamento urbano do Município, foi elaborado ainda em 2018 pela empresa Systra Engenharia, contratada via licitação para o serviço. Entre as ações previstas no documento, estão os binários, ondas-verdes e alterações em eixos centrais do trânsito. Uma audiência pública explanar o PAIT a toda a sociedade foi feita ainda em abril de 2019 e o plano voltou a ser analisado em 2021.
Os binários, que consistem na implantação de mão única em vias paralelas, funcionando como uma grande avenida, vão funcionar entre as seguintes vias: Avenida Luiz Amadeu Lodi e a Avenida Otávio Souza Cruz; Perimetral Sudoeste e a Rua Lupicínio Rodrigues; Perimetral Sudeste e Avenida Idemar Riedi (marginais da BR 163); Perimetral Noroeste e Avenida Santa Maria; e a Perimetral Nordeste e Rua Vinícius de Moraes.
“Efetivar ações para trazer mais fluidez ao trânsito, bem como mais segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, é fundamental”, apontou Acacio, destacando que a implantação dos binários deve trazer um impacto inicial, mas, após o período de adaptação, os bons resultados superarão qualquer possível desconforto.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Nerci Adriano Denardi, explica que a implantação dos binários se dará de forma gradativa, e sempre com intenso diálogo com a população. “Vamos apresentar o PAIT à Câmara de Vereadores, ampliar a interação com a comunidade, por meio da imprensa, e reforçar a sinalização para garantir que todos os condutores estejam plenamente cientes da alteração”, comenta, acrescentando que as primeiras vias a terem sentido único neste quadrilátero central serão a Marechal Rondon e a Imigrantes.
Durante a reunião, também foi pontuada a redução de homicídios no Município, bem como a importância das câmeras do Vigia Mais MT para a segurança. Um tema que deve demandar a criação de um grupo de trabalho específico é a necessidade de ações para coibir a poluição sonora na Avenida Blumenau. “Vamos buscar soluções para isso e trazer propostas para a próxima reunião”, adiantou o tenente-coronel Jorge Almeida, comandante da PM em Sorriso, e secretário-executivo do GGI.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 23° Máx. 29°