O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (DMTU), está implementando uma mudança significativa no trânsito da Marabá Pioneira. A alteração ocorre na Travessa Santa Terezinha, no trecho que passa pela Escola Plínio Pinheiro, que agora deixa de ser mão dupla, tornando-se mão única e passando agora a funcionar apenas no sentido de quem desce da Avenida Antônio Maia para a Orla de Marabá.
A regulamentação de sentido único tem o objetivo de reduzir os congestionamentos frequentes na região, especialmente nos horários de pico. De acordo com o coordenador de sinalização do DMTU, Sérgio da Costa Ferreira, estudos indicaram que o tempo do semáforo nesse ponto não era suficiente para dar vazão ao alto fluxo de veículos, causando engarrafamentos diários.
“A ideia é regulamentar a Travessa Santa Terezinha com sentido de mão única, ampliando uma mudança que já acontece parcialmente no trecho que dá acesso à Orla. Isso permitirá reduzir o tempo do semáforo e aumentar o tempo de sinal verde na Avenida Antônio Maia, facilitando o trânsito e diminuindo os transtornos causados pelos engarrafamentos”, explica Sérgio.
Novos estacionamentos e melhorias na sinalização
Com a regulamentação do sentido único, a Travessa Santa Terezinha também receberá uma reorganização do estacionamento. A nova configuração permitirá a criação de vagas em 45 graus em frente à Escola Plínio Pinheiro, o que segundo Sérgio Ferreira, praticamente dobrará a capacidade de estacionamento na região.
“Essa é uma área comercial que necessita muito de espaços para estacionamento e essa mudança vai beneficiar comerciantes e consumidores”, destaca.
O DMTU também reforça a sinalização no local. Foram instaladas placas regulamentando o sentido único, uma delas próxima ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e outra no início da Travessa Santa Terezinha. O serviço de sinalização foi iniciado na segunda-feira, 31 de março e tem previsão de conclusão até esta quarta-feira.
Alternativa para motoristas
Com a mudança, motoristas que utilizavam a Travessa Santa Terezinha para acessar a Avenida Antônio Maia deverão buscar rotas alternativas. “Recomendamos que esses condutores utilizem a Avenida Getúlio Vargas, que é mais ampla e tem maior capacidade viária para absorver essa demanda”, informa o coordenador.
As alterações fazem parte de um conjunto de medidas para melhorar a mobilidade na Marabá Pioneira, tornando o fluxo de veículos mais dinâmico e organizado. O DMTU reforça a importância de os motoristas ficarem atentos à nova sinalização e respeitarem as regras para evitar transtornos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
The post DMTU: Travessa Santa Terezinha na Marabá Pioneira passa a ser mão única appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 22° Máx. 28°