Uma das novidades na programação do aniversário de 112 anos de Marabá será a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tanto nos shows, quanto no café da manhã. Segundo o secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio, esse diferencial no calendário cultural da cidade faz parte do processo de adequação às questões de acessibilidade, garantindo mais acessibilidade às pessoas com deficiência nessas programações.
Tudo é realizado em diálogo com setores representativos como Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDP) e o Instituto de Educação e Desportos de Surdos (IEDS), por exemplo.
“Isso veio se construindo com os nossos parceiros do Conselho. E, diante desse diálogo com a comunidade, de uma solicitação do IEDS. Os representantes vieram à secretaria e, como já em alguns eventos passados nós tivemos esses profissionais, intérpretes de Libras, estamos trazendo para integrarem as atividades da programação oficial do aniversário de Marabá. Serão diversos profissionais que contribuirão com essa atividade”, comenta o titular da Secult.
Entre os intérpretes, que farão esse trabalho, estão Luiz Felipe Dias e Andreza Reuter. Eles atuarão durante os shows que acontecerão em frente ao Ginásio Poliesportivo, na Folha 16. Ambos têm experiência na interpretação em eventos desse porte.
Luiz Felipe, que trabalha há seis anos na interpretação de Libras, é formado na área e uma das motivações foi porque os pais são surdos. “Eu já tenho bastante atuação na área da cultura, seja com músicas paraenses, seja tecnomelody, sertanejo, independente do estilo musical, até ‘sofrência’ vale. Vai ser um desafio para Marabá ver um show desse acessível e não querer aprender, não querer participar e não querer fazer. É um momento novo para a cidade de Marabá, onde todos vão poder aproveitar um show que vai ser completo e acessível para todas as pessoas”, avalia.
Já Andreza seguiu pelo caminho da interpretação de Libras por gostar de interagir com as pessoas, compreender a necessidade de inclusão e que a sociedade só melhora quando conhece a diversidade das pessoas que a compõem. Para ela, atuar no aniversário de Marabá será uma grande oportunidade profissional, mas também para quem for atendido pelo serviço.
“É muito animador não só por ser muito importante para a minha carreira profissional, mas também por ser uma oportunidade para a comunidade surda de Marabá, que eu conheço há alguns anos e que eu sei do desejo que eles têm de ter também acesso a momentos de lazer, de acesso à cultura no município”, afirma.
Os dois farão revezamento durante os shows, com tempos entre 20 e 30 minutos para interpretação e descanso entre ambos.
Marcos Vinicius dos Santos é presidente do IEDS. Para ele, a iniciativa será o marco de um novo momento para a comunidade surda do município. Marcos é surdo e deu a declaração por meio da interpretação de Luiz Felipe.
“Há muito tempo, nós pessoas surdas, não tínhamos essa oportunidade. A maioria das vezes que estávamos nos shows, presentes, mas sem entender nada. E esse momento onde a secretaria de cultura mobilizou, pensou em trazer o intérprete de Libras, acatou nossas sugestões, juntamente com as sugestões do CMDPD, e agora, ter esse momento com os tradutores e intérpretes de Libras, garantindo aquilo que já está na lei, que é nosso direito, produzir conteúdos acessíveis, seja da cultura ou qualquer outro tipo de evento”, destaca.
O conselheiro do CMDPD, Nacelio Madeiro, ressalta que a iniciativa busca garantir que pessoas que, até então, não tinham acesso às programações culturais do município, passem a fazer parte.
“A acessibilidade para a pessoa com deficiência na cultura se faz necessária, uma vez que no Brasil já se discute muito isso e Marabá, graças a Deus, está começando, dando os primeiros passos e a gente acredita que vai ser sucesso de agora para frente”, diz.
Confira abaixo a programação de shows para o aniversário da cidade, que ocorrerão em frente ao Ginásio da Folha 16:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Bruna Vidal
The post Secult: Programação do aniversário de Marabá contará com interpretação em Libras appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 23° Máx. 29°