Nos dias 27 e 28 de março Parintins sediou a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada no auditório Dom Arcângelo Cerqua. O evento reuniu centenas de participantes, entre profissionais da saúde, gestores e membros da comunidade para discutir propostas que serão levadas à 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Manaus. Além da formulação e aprovação de propostas, também foram eleitos oito delegados que representarão o município na etapa estadual.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência abordou três eixos centrais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Novas Relações de Trabalho e Participação Popular na Saúde e Controle Social. A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Parintins se consolidou como um marco para a valorização dos profissionais da saúde no município, ampliando o debate sobre melhoria das condições de trabalho e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, destacou a importância da conferência para fortalecer o controle social na saúde do trabalhador. “Estamos encerrando a nossa primeira Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Parintins com um trabalho muito importante dentro do controle social. Essa atuação é essencial para que possamos cada vez mais qualificar os direitos e deveres dos trabalhadores no município”, afirmou.
Ele também enfatizou o compromisso da gestão municipal na realização do evento. “A administração do prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves não mediu esforços para garantir uma conferência bem estruturada, com toda a qualidade necessária para esse grande momento”, completou.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, ressaltou o engajamento dos trabalhadores e a relevância das propostas aprovadas. “A participação foi muito boa. Os trabalhadores compareceram, os usuários também, assim como os gestores. A gente viu que saíram boas propostas para a etapa estadual. Concluímos um trabalho que realmente estava na expectativa e que foi um sucesso”, afirmou.
Entre os delegados eleitos para representar Parintins na conferência estadual, João Bosco destacou a importância da participação dos trabalhadores e reafirmou seu compromisso com a categoria. “Foi muito proveitosa a participação dos usuários e dos trabalhadores nessa primeira conferência municipal. Como delegado eleito para o estado, com certeza vou lutar pelos nossos direitos e trazer muitas informações para a nossa classe”, disse.
------
Texto e foto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Mín. 23° Máx. 28°