Nomês dedicado à conscientização sobre a saúde dos rins, umaparceria da Prefeitura de Belém com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, promoveu a primeira ação em nefrologia no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas(CEMO), nesta sexta-feira (28).Médicos especialistas atenderam 100 pacientes com problemas renais.
Os pacientes atendidos na ação sãocadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e foram identificados com fatores de risco para doenças renais e já realizam acompanhamento. Eles receberamconsultas e atendimento especializados em nefrologia. A iniciativa também contemploupacientes em tratamento de hemodiálise que precisavam atualizar receitas médicas e receber orientações de saúde.
Antes da consulta com os médicos nefrologistas, ospacientes passaram por uma triagem com verificação da aferição da pressão arterial, testes de glicemia e creatinina, além de pesagem. Dos 100 pacientes atendidos, 74 saíram do local com encaminhamentos para exames laboratoriais e de imagem,para garantir a confirmação do diagnóstico, de acordo com a orientação médica. Todos também tiveram suasconsultas de retorno agendadas.
Graças aosuporte de retaguardaprevisto para o evento, umpaciente que apresentou necessidade de internação imediata foi encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, para atendimento.
O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, destacou a relevância da iniciativa. "O principal objetivo desta ação ézerar a fila de espera para consultas em nefrologia, qualificar essa fila e classificar os pacientes conforme os estágios da doença renal, garantindo o devido encaminhamento para cada caso”, informou Nina.
“Além disso, estamos avançando na construção de uma linha de cuidado para a doença renal crônica, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), assegurando que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e beneficie quem realmente precisa", acrescentou.
Compromisso com a saúde renal
Júlia Bizigatth acompanhou o pai, João Silva, de 90 anos, que foi encaminhado pela UBS do Conjunto Maguari para atendimento na ação. Diagnosticado com insuficiência renal aos 81 anos, João tem enfrentado um quadro de debilitação nos últimos anos.
"Cuidar da saúde de nossos familiares é essencial para o bem-estar de todos. Foi um privilégio ver o atendimento ágil, o acolhimento e a triagem eficiente", comentou Júlia.
Maria da Paz Vieira, de 70 anos, aguardava por uma consulta com um nefrologista há seis meses e celebrou a oportunidade oferecida pela ação. "Fiz os testes e já saí com os encaminhamentos para exames. Agora, darei continuidade ao meu tratamento na UBS da Vila Barca", afirmou Maria da Paz.
A presidente regional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, médica nefrologista Ana Lídia, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para garantir assistência à população e avaliou o trabalho realizado com os pacientes.
"Os casos de estágio moderado ou avançado são encaminhados para acompanhamento especializado, enquanto aqueles que necessitam de hemodiálise ou tratamentos mais complexos recebem o direcionamento adequado. Além disso, identificamos pacientes que podem ter outros diagnósticos e necessitam de acompanhamento em diferentes especialidades, garantindo um fluxo eficiente e resolutivo", concluiu Ana Lídia.
Panorama da hemodiálise em Belém
Somente neste ano,Belém já registrou 8.831 sessões de hemodiálise. Pacientes com necessidade desse tratamento são cadastrados no Sistema de Regulação Municipal, que organiza o direcionamento para os serviços especializados. O município conta com clínicas contratualizadas para oferecer esse serviço, incluindo DAVITA, Nefroclínica, Pro-Rim, Goldnefro e Dialize.
Pacientes com fatores de risco, como hipertensão e diabetes, são monitorados continuamente nas UBS, para garantir o controle adequado dessas condições e prevenir o agravamento da doença renal.
Mín. 24° Máx. 33°