Incentivar a leitura e estimular a produção escrita. Estes são os principais objetivos do workshop de aperfeiçoamento em escrita literária promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), no município de Vigia de Nazaré, nordeste paraense, entre os dias 24 e até esta sexta-feira, 28 de março.
As aulas envolvem jovens e adultos, com e sem experiência na produção textual e ocorrem em dois locais: Na Escola Estadual Bertoldo Nunes, na parte da tarde, e no Museu da Cidade de Vigia, no período noturno.
“O objetivo não é formar escritores e, sim, estimular a leitura, porque todo leitor acaba sendo um escritor”, pontua o poeta Andreev Veiga, ministrante do laboratório.
Durante as aulas, Andreev apresenta livros de sua biblioteca particular e convida os alunos a conhecerem ou revisitarem poetas e escritores.
Para provocar o debate, o poeta leva além de livros, filmes. “A aula ocorre com base nas conversas que nascem a partir do que ouvimos, lemos e assistimos. E a partir delas, convido-os a produzir textos de forma poética”, detalha Andreev.
A técnica em meio ambiente e massagista, Márcia Ribeiro, se encantou com a poesia. “Eu achei interessante a forma como a aula foi conduzida de uma maneira que a gente passa a enxergar poesia em tudo ao nosso redor”, disse Márcia.
Para os estudantes Jean Augusto e Maria Paula a sala de aula foi um espaço de descoberta. “Eu me inscrevi (no workshop) para perder o medo de escrever e me preparar para o Enem, mas acabei entendendo melhor meu processo de leitura e de que forma ele se transforma em escrita”, revela o jovem de 18 anos.
Maria Paula não tem medo de escrever. Aos 15 anos ela coleciona textos produzidos a partir de suas experiências e está produzindo um livro sobre amores e desilusões. Ela se inscreveu na oficina para aprimorar sua escrita e acabou recebendo mais do que esperava.
“As aulas me ajudaram a ampliar meu olhar sobre um tema e a exercitar a praticidade. Principalmente o exercício de escrever sem pausar a escrita que conseguiu me colocar na posição onde eu possa entender minha escrita e a forma como trabalho”, detalhou a estudante.
FCP Por Todo o Pará
O workshop ‘Aperfeiçoamento em Escrita Literária’ integra as atividades de fomento à leitura e à escrita promovidas pela Fundação Cultural do Pará em todas as regiões de integração do Estado, por meio do Programa ‘FCP Por Todo o Pará’
Durante o mês de março estão sendo desenvolvidos projetos nas regiões do Guajará, Guamá e Tocantins.
No mês de abril o ‘FCP Por Todo Pará’ chegará às regiões do Rio Caeté, Rio Capim e Carajás.
Mín. 24° Máx. 33°