Para garantir a assistência ininterrupta, pontual e de qualidade à população dos municípios impactados pela queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, o Governo do Tocantins entregou, nesta sexta-feira, 28, medicamentos e insumos para a rede hospitalar de Aguiarnópolis, Palmeiras, Tocantinópolis e Filadélfia.
A entrega foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, no Centro de Distribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), ao presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO), Yatha Anderson. “Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, estamos dando todo o suporte aos municípios, para que possam realizar uma assistência de qualidade à população. Durante a semana recebemos os representantes dos municípios e nos comprometemos com a ajuda e hoje [sexta-feira, 28] estamos enviando o que nos foi solicitado, dentro do que dispomos no nosso Centro de Distribuição”, afirmou o secretário.
O secretário acrescentou, que “para as próximas semanas, estaremos em visitas aos municípios impactados, acompanhados de representantes do Ministério da Saúde e do Cosems/TO para fomentar ainda mais o apoio aos serviços de saúde locais”.
O presidente do Cosems/TO, Yatha Anderson, agradeceu ao Governo do Estado pelo suporte. "O Governo do Tocantins tem apoiado os municípios em todos os momentos e principalmente agora que temos esta grande demanda nos municípios impactados com a queda da ponte, que tiveram aumento na população flutuante e consequentemente um aumento de atendimentos hospitalares”, relatou.
Além dos itens doados desta sexta-feira, 28, a SES/TO está desde o colapso da ponte, com equipes de vigilância realizando orientações para prevenção de doenças e agravos. No local já foram distribuídos informes para secretários, técnicos e para a população, sobre o manejo clínico e os riscos de contaminação da água pelos produtos ainda submersos.
Sobre a tragédia
Em 22 de dezembro de 2024, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conectava os municípios de Estreito/MA e Aguiarnópolis/TO desabou, resultando em uma tragédia com morte e desaparecimento de pessoas. O colapso ocorreu no trecho central da ponte de 533 metros, construída na década de 1960, levando diversos veículos a caírem no Rio Tocantins.
Mín. 22° Máx. 28°