O Departamento de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a aula inaugural do Programa Atividade Física na Atenção Primária à Saúde (APS), neste mês de maio, com a presença de 25 pessoas atendidas pela Unidade Saúde da Família (USF) João Batista Bezerra, no bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira, em uma das quadras de esportes da Colônia Z-30.
O objetivo é atender o público do programa Hiperdia, ou seja, pessoas que fazem tratamento continuado de Hipertensão e Diabetes, idosos e outros usuários que desejam participar da iniciativa. As aulas serão às segundas e quartas, às 18 horas.
O enfermeiro e coordenador do departamento, Max Rafael Miranda, explica que esse projeto é uma ferramenta primordial para prevenção de doenças e de agravos de doenças crônicas dentro da atenção primária à saúde. “É uma ferramenta de fundamental importância para fortalecer e promover essa atividade física e melhorar a qualidade de vida da população e, consequentemente, reduzir a fila dos hospitais. Então, a gente chama toda a população de Marabá pra fazer parte desse projeto”, convida.
Desde o início do ano, o projeto já estava em funcionamento na UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23, na Nova Marabá, e na Unidade Saúde da Família (USF) Pedro Cavalcante, na Cidade Nova. Com a UBS João Batista Bezerra, na Marabá Pioneira, agora são três locais de atuação.
“A partir do momento que a pessoa manifeste interesse, pode vir na unidade, ou na recepção, ou com algum profissional de saúde, que ela vai ser encaminhada para os nossos profissionais de educação física e, posteriormente, para consulta médica e para uma avaliação e liberação dessa atividade de exercício físico”, aborda.
A gerente da USF, Emanuele Sobrinho, ressalta que a busca pelos usuários que precisam de atividade física é na própria unidade. “Já estávamos fazendo essa captação. O médico vê a necessidade de o usuário estar fazendo essa atividade física, então ele já encaminha com a educadora física, faz a triagem. Algumas pessoas deixam até as dificuldades na mobilidade. Então, tudo isso auxilia pra que tenha uma vida mais saudável, mais plena”, pontua.
Para Hilda Maria Lima, a educadora física que está à frente das aulas, é uma novidade trabalhar com esse tipo de atividade em uma unidade de saúde. “Aqui é uma novidade legal, uma coisa que eu amo porque lá no postinho, a gente faz atendimentos de orientação, porque a educação física não é só educação física, ela também é a orientação, é instrução, são correções. Estou gostando”, destaca.
A professora aposentada Maria dos Anjos estava ansiosa pelo retorno das atividades. “Eu gosto muito desses exercícios, já fazia antes e não parei. Não tinha professor, agora está retornando. Isso é um momento especial, mas nunca deixei de fazer exercício. Eu estava caminhando com outras colegas, mas agora voltando, a gente está muito feliz por isso”, comemora.
A dona de casa Ozielita Saturnino já fazia caminhada antes, mas quis aproveitar a oportunidade devido as orientações de um profissional da área. “A gente se sente mais à vontade, até porque caminhada é diferente desse exercício, porque é com uma profissional. Então tudo muda, a gente se sente melhor. Eu tenho hipertensão. A partir do momento que eu comecei a fazer os exercícios, muita coisa mudou na minha vida. Nós ficamos muito felizes com essa volta, a gente estava esperando muito”, admite.
Serviços
Para participar dos grupos de atividade física, a pessoa pode procurar as UBS que possuem o projeto, das 8h às 18h, com os seguintes documentos: cartão SUS; documento pessoal com foto; e fazer a avaliação médica.
Horário das atividades
UBS Enfermeira Zezinha
– Quadra da Fl 23, nas segundas, terças e quintas, às 6h
– Escola Albertina, segundas, a partir das 18h
– Escola Martinho Mota, quintas e sextas, às 19h
UBS João Batista Bezerra
– Quadras de esportes da Z30, segundas e quarta-feira, às 18h
USF Pedro Cavalcante
– Vila São José, às quartas-feiras, a partir de 17h
– Praça do Idoso (em frente ao SESC), às terças e quintas, às 7h
– Orla do bairro Amapá, às quartas feiras, às 7h
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes
The post SMS: USF João Batista Bezerra retoma atividades físicas com pacientes hipertensos e diabéticos appeared first on Prefeitura de Marabá .
Mín. 23° Máx. 31°