Durante os primeiros 100 dias do novo governo municipal, uma importante mudança administrativa marcou o início de uma nova forma de governar Belém: asantigas agências distritais deream lugar às subprefeituras. A medida fortalece a presença e a autação da Prefeitura de Belém nos distritos e garante mais autonomia, estrutura e condições reais de trabalho.
O cenário de transformação já se tornou realidade nos distritos Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. Com o apoio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), responsável pela limpeza, iluminação pública e a manutenção das vias, as subprefeituras estão atuando de forma direta e ágil. A presença mais efetiva do poder público nesses espaços solucionou demandas históricas, por meio de obras, serviços e ações que melhoram o dia a dia da população.
No início da nova gestão e com o apoio municipal, a cultura popular foi resgatada e ganhou protagonismo. Como resultado,o Carnaval nos distritos voltou a ser celebrado com força total. "Uma ação marcante nesses primeiros 100 dias foi o resgate do nosso Carnaval em Mosqueiro. Conseguimos trazer de volta os trios elétricos na orla, organizar uma programação cultural com a Secretaria de Cultura e ver a população voltar a ocupar os espaços públicos com alegria. Isso movimentou a economia local, atraiu visitantes e fortaleceu a nossa cultura popular", destaca o subprefeito de Mosqueiro, tenente coronel Renato Brandão.
EmOuteiro, a festa se concentrou no Pistão , com apresentações de bandas locais, blocos alternativos e os desfiles das escolas de samba . Cotijuba também entrou no circuito com programações culturais e shows que movimentaram a ilha. EmIcoaraci, a folia começou já na quarta-feira de cinzas, arrastando milhares de foliões . Nos dias seguintes, os desfiles das escolas de samba e atrações regionais colocaram a população para dançar. Já emMosqueiro, o retorno dos trios elétricos agitou o público . Os blocos seguiram os trios ao som de muito axé, com o retorno do carnaval na bucólica, além dos desfiles de blocos e das escolas de samba na Vila.
Todos os eventos contaram com estrutura oferecida pela Prefeitura, com som, palcos, arquibancadas, segurança, serviços de limpeza e campanhas educativas como o “Não é Não”. Além da valorização e do resgate cultural, o mês do Carnaval histórico de Belém gerou movimentou a economia e gerou renda para empreendedores locais, ambulantes, artistas e profissionais envolvidos no evento, direta e indiretamente.Cerca de 80 mil pessoas prestigiaram os carnavais nos distritos e nas ilhas da capital paraense.
A Sezel tem realizado ações rotineiras nos três distritos, com destaque para os serviços de limpeza e manutenção urbana que fazem parte do programaBelém Limpa.
Na orla de Icoaraci, um dos principais pontos turísticos do distrito, a limpeza tem sido intensificada desde o início da nova gestão municipal. A realidade se assemelha nas ilhas e balneários de Mosqueiro e Outeiro, onde o fluxo de visitantes é constante; o cuidado e a manutenção do entorno das praias é diário.
Os cemitérios também estão sendo cuidados. Em Mosqueiro, o cemitério São José recebeu ações de roçagem, capinação e raspagem de passarelas. Em Cotijuba (subprefeitura de Outeiro), os trabalhos se concentraram no cemitério da Ilha. Em Icoaraci, o cemitério Santa Izabel será contemplado com as ações de limpeza ainda neste mês de abril.
A modernização da iluminação pública também chegou aos distritos. Em Mosqueiro, a orla do Paraíso recebeu nova iluminação e as lâmpadas queimadas da ilha foram substituídas. Em Outeiro, a Praia do Amor e áreas residenciais passaram por melhorias. Em Icoaraci, a orla foi completamente padronizada com iluminação cênica e de LED, garantindo mais economia e eficiência.
A limpeza dos canais tem sido um dos principais focos em Icoaraci. Os canais Taboquinha, Santa Izabel e a bacia do Paracuri foram desobstruídos, evitando alagamentos em áreas críticas. O canal Santa Izabel, com 7km de extensão e responsável pelo escoamento da água de bairros como Agulha, Ponta Grossa e Paracuri, foi completamente limpo.
O resultado dessa mobilização, que reuniu 75 trabalhadores para a execução do serviço, não apenas garantiu agilidade e eficiência nas ações, como retirou cerca de15 mil toneladas de resíduos somente dos canais de Icoaraci.
A ação trouxe alívio para os moradores, como Ivone Monteiro, que vive às margens do canal Santa Izabel há mais de 40 anos. "A gente esperava isso há muito tempo. A sujeira tomava conta e o mau cheiro era horrível. Com as chuvas fortes a água invadia minha casa. Agora, com essa limpeza, a água escoa melhor e deixa a gente mais tranquilo. Ficou uma maravilha", disse.
A desobstrução de bueiros com hidrojato também ocorre nos três distritos. Em Icoaraci, pontos críticos, como a Travessa Pimenta Bueno e a Travessa dos Andradas, já receberam o serviço. Em Mosqueiro, ruas como Siqueira Mendes, João Clementino e Beira-Mar foram contempladas. Em Outeiro, o trabalho já chegou à Praia do Amor, Brasília e ao bairro Viver Outeiro.
"Quando a Prefeitura de Belém assumiu a gestão, colocamos a limpeza dos canais como uma das prioridades logo nos primeiros dias. Estávamos no período de chuvas e não dava para esperar. Hoje, com 100 dias de gestão, a realidade é outra: os canais estão limpos, bem cuidados e recebendo atenção constante", garantiu Vitor Gama, subprefeito de Icoaraci.
Nos distritos de Belém, a operação tapa-buraco tem avançado e já passou por vários bairros. As equipes realizam diariamente o trabalho de revitalização asfáltica, utilizando cerca de 16 toneladas de CBUQ (Concreto betuminoso usinado a quente) — material mais resistente, ideal para vias de grande circulação. A ação tem como objetivo garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.
"Algumas das principais vias de Outeiro estavam completamente intrafegáveis, sem qualquer tipo de manutenção há décadas, comprometendo o ir e vir da população. Hoje, com a revitalização do asfalto, as ruas estão voltando a ter condições adequadas", frisa Glenda Amaral, subprefeita de Outeiro. "É importante destacar que em apenas três meses, a Prefeitura de Belém já desmontou lixões, limpou vias e está garantindo mais mobilidade para os moradores. Vamos seguir trabalhando para fazer ainda mais", enfatizou.
Em Icoaraci, o impacto positivo também é reconhecido por quem vive há décadas no distrito. "Fazia muito tempo que a gente não via ser feito um trabalho como esse aqui na nossa rua. Agora a gente pode dizer que temos um governo que olha por nós. Estamos muito felizes e esperamos sempre isso, mais e mais melhorias", afirmou José Pereira, morador do bairro da Campina.
Já em Mosqueiro, a melhoria no asfalto trouxe alívio para quem depende da mobilidade no dia a dia: "É de fundamental importância pro povo a melhoria do asfalto. Nós transitamos constantemente e já estamos vendo a diferença. Estava muito perigoso, e agora a gente consegue sentir segurança. Foi feito um excelente trabalho", disse Claudionor Barros, morador do bairro Ariramba.
Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), obras estruturantes começaram a mudar o visual dos distritos. Em Icoaraci, aspraças Pio XII, Paes de Carvalho e Marajoara (Praça da Saaebe) estão sendo revitalizadas, com brinquedos infantis, espaço pet, iluminação e segurança. O canteiro da passagem Brasília também recebe melhorias paisagísticas.
Em Mosqueiro, aPraça Matriz do Carananduba está sendo reformada. A revitalização da escola EMEIEF Abel Martins Silva está em andamento, garantindo melhores condições para alunos e profissionais.
Mín. 22° Máx. 29°