Para atender a grande demanda de coleta de galhadas no período chuvoso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Operações (Seiop), tem intensificado os serviços na cidade. Para o mutirão de limpeza, foram destacados cinco caminhões coletores, com atuação em dois turnos durante a semana, abrangendo bairros e quadras, e, aos sábados, nas avenidas e em locais públicos.
Neste ano, a pasta já recebeu mais de duas mil solicitações de coleta de galhadas e tem mantido uma média diária de aproximadamente 75 toneladas coletadas. Com as chuvas, aumenta a necessidade de podas de árvores e, consequentemente, a quantidade de resíduos vegetais para serem coletados.
A força-tarefa começou pela região sul da cidade, onde concentram as áreas mais demandadas, de acordo com o mapeamento de solicitações da pasta, e que necessitavam de uma intervenção prioritária.
Programação
Na próxima semana, a força-tarefa se expandirá para as quadras da região norte e também nos setores Morada do Sol II e Maria Rosa. Já foi realizado mutirão de coleta nos setores Santa Bárbara e Lago Sul, como parte da Operação Palmas Bem Cuidada, e no Jardim Aureny III. No plano diretor, as equipes fizeram limpeza em mais de 10 quadras da região central.
O objetivo da ação é assegurar que todas as áreas da cidade sejam atendidas, eliminando acumulações de galhadas pela cidade.
Serviço gratuito
A coleta de galhadas é gratuita e a população pode solicitar o serviço à Secretaria de Infraestrutura, por meio do canal de atendimento ao cidadão: (63) 3212-7417, disponível de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Para facilitar a identificação do local e garantir a eficiência do serviço, é necessário fornecer o endereço completo e um ponto de referência. O prazo para atendimento das solicitações é de até 15 dias úteis.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz
Mín. 20° Máx. 25°