Com o objetivo de avaliar os resultados da operação de segurança realizada durante as festividades dos 112 anos de Marabá, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) reuniram representantes dos órgãos de segurança do município e do estado na manhã desta quinta-feira (10).
Durante o encontro realizado na sede da SMSI foi feita a apresentação do relatório aos representantes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Departamento Municipal de Postura, Defesa Civil, Gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, além da Polícia Militar e Polícia Civil.
O secretário de Segurança Institucional, Coronel Denner Favacho, ressaltou que a operação alcançou um resultado positivo em virtude da integração das forças de segurança e da adoção de medidas preventivas, como o isolamento total da área de shows com barreiras físicas e a revista de pessoas e pertences na entrada para impedir a entrada de recipientes de vidro ou outros objetos cortantes.
“No local nós tivemos o controle de acesso com detector de metais, tivemos câmera de videomonitoramento com leitura facial, tivemos o controle bastante restrito com relação a circulação de veículos e de pedestres. Isso facilitou bastante o nosso controle da área, com isso tivemos um resultado positivo para um evento de grande porte, com mais de 76 mil pessoas”, destacou o coronel Favacho.
A força-tarefa contou ainda com cerca de 230 agentes, incluindo o efetivo e viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atuaram nos acessos para a Nova Marabá pelas rodovias BR-230 e BR-222. Com poucos registros de ocorrências, sendo uma situação de alcoolemia e um furto de celular, ambos prontamente atendidos pelo DMTU e pela GMM com a devida condução de procedimentos legais.
“Esse foi o primeiro grande evento da nova gestão. Planejamos, hoje tivemos uma reunião de avaliação para que possamos verificar as possíveis lacunas e no próximo evento preenche-las, tendo ainda mais êxito nos eventos da prefeitura”, explicou o coronel Favacho.
Festejo Junino em vista
De acordo com o secretário de Cultura, Genival Crescêncio, a avaliação geral foi muito positiva, especialmente considerando o grande número de participantes nos três dias eventos, além da programação, que priorizou a inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCD).
“Nós promovemos a acessibilidade com uma área PCD, com profissionais dando suporte pra quem esteve lá nesse espaço. Toda a programação oficial teve tradução em Libras, algo inédito aqui na nossa cidade, a prefeitura também facilitou o acesso ao público geral disponibilizando ônibus em todos os núcleos da cidade para que a população pudesse ir e voltar. E a gestão vem agradecer o esforço de todos esses agentes públicos que estiveram lá contribuindo para o sucesso do evento”, declarou o secretário Genival.
Os resultados do planejamento do Aniversário de Marabá serão parâmetro para os outros grandes eventos promovidos pela prefeitura e o próximo já está em andamento, que será o Festejo Junino, conforme explicou o secretário de Cultura.
“O gestor municipal, o prefeito Toni Cunha, já realizou ontem uma reunião com a Liga Cultural de Marabá e o período do Festejo Junino será entre os dias 20 e 29 de junho. Nos próximos dias estaremos mais uma vez reunidos com o staff de segurança do município para que seja mais um evento realizado com tranquilidade e sucesso total”, afirmou Genival Crescêncio.
Texto e fotos: Fabiane Barbosa e Arquivo Secom
The post Segurança: Reunião entre SMSI e Secult avalia resultado da operação de Aniversário de Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 25° Máx. 33°