A Prefeitura de Belém, por meio daSecretaria Municipal de Habitação (Sehab), e em parceria com aCaixa Econômica Federal, retomou nesta quarta-feira ,9, as obras das unidades habitacionais doResidencial Viver Pratinha, no bairro da Pratinha, em Belém. Serão768 imóveisque, quando forem entregues,beneficiarão mais de 3 mil pessoas.
Nesta primeira etapa, as equipes de engenharia fizeram avaliações do terreno, assim como da estrutura dos imóveis, para dar andamento à construção das unidades. Os apartamentos doResidencial Viver Pratinhaterão dois quartos, sala, copa-cozinha e banheiro social, além de área externa arborizada com estacionamento e área de convivência.
O anúncio de data de retomada das obras foi feito durante visita técnica do ministro das Cidades, Jader Filho, ao empreendimento, na manhã do último sábado, 5, com equipes da Prefeitura de Belém, da Caixa, e de vereadores de Belém. Na ocasião, o ministro informou que foram injetados mais deR$ 43 milhõesem recursos para a continuidade das obras, queestavam paralisadas desde 2021, após ocupação ilegal dos imóveis. No ano passado, a Justiça cumpriu o mandado de reintegração de posse em favor da Caixa Econômica Federal e retirou as famílias que ocupavam as unidades habitacionais.
O secretário municipal de Habitação, Hamilton Pinheiro Jr., celebrou a atuação doMinistério das Cidades, por meio doPrograma Minha Casa, Minha Vida, afirmando que a parceria foi fundamental para o destravamento das obras doViver Pratinha. “O nosso objetivo aqui é, com a entrega das 768 unidades habitacionais, beneficiar mais de 3 mil pessoas que esperam há anos por essas moradias”, afirmou. “Com isso, queremosreduzir o déficit habitacional de Belém e contribuir para o desenvolvimento de toda essa área, já que o projeto contempla também tratamento de água e esgoto.”
O secretário-executivo da pasta, Lucas Lazera, relembrou as entregas realizadas pelaSehabeste ano. “Houve a entrega doViver Outeiro, onde nós tivemos1.008 unidades habitacionais beneficiando diretamente mais de 5 mil pessoasna ilha do Outeiro. Nós também tivemos aformalização de 88 contratos com a Caixa para os moradores do Residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci, e atualmente estamos comobras no Residencial Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, e noResidencial Viver Mosqueiro, ondechegaram a 85% de conclusão as obras das 1.000 unidades habitacionais.”
O prazo para a entrega dos apartamentos doResidencial Viver Pratinhaé de 15 meses e deverá ocorrer no primeiro semestre de 2026.
Mín. 25° Máx. 33°