O aniversário dos 306 anos de Cuiabá, comemorado nesta terça-feira (8), também foi marcado pela exibição de dança do grupo Flor Ribeirinha, na sede localizada na Avenida São Gonçalo Beira Rio.
A manifestação cultural foi liderada pela artesã e produtora cultural Domingas Leonor da Silva, contando com a participação de crianças e adolescentes.
Em fevereiro deste ano, o prefeito Abilio Brunini sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal que declarou o grupo Flor Ribeirinha patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial.
Um dos símbolos da cultura de Cuiabá, o grupo Flor Ribeirinha trabalha no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular da região, principalmente o siriri e o cururu (dança e ritmo tradicionais).
A declaração de patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial, o Grupo Flor Ribeirinha passa a ter proteção integral do poder público e não pode ser destruído ou descaracterizado.
Em outubro de 2023, o Grupo Flor Ribeirinha venceu o "Cheonan World Dance Festival", na Coreia do Sul, considerado o maior evento de dança folclórica da Ásia e o segundo maior do mundo. Foi a primeira vez que um grupo brasileiro venceu a competição.
O Grupo Flor Ribeirinha acumula outros títulos mundiais, conquistados em países como Turquia (2017), Polônia (2021) e Bulgária (2022).
O grupo Flor Ribeirinha também contribui para a preservação de tradições cuiabanas, como as celebrações das festas de santos, produção de cerâmica em argila, comidas e bebidas típicas, confecção e uso da viola de cocho e, enfim, na valorização do modo de vida da população ribeirinha.
#PraCegoVer
A imagem mostra a apresentação do grupo, com várias mulheres em trajes coloridos que enaltecem traços da cultura cuiabana.
Mín. 22° Máx. 29°