Com iniciativa dos governos federais do Brasil e do Peru, o Comitê de Fronteira Sul Brasil – Peru está reunido em Puerto Maldonado, no Departamento de Madre de Dios, no Peru, desde a manhã desta quarta-feira, 9, para tratar de temas relacionados à segurança pública, saúde, infraestrutura, comércio, migração e outros assuntos que visem à integração e ao desenvolvimento socioeconômico das regiões de fronteira.
Trata-se da segunda reunião do comitê, tendo a primeira sido realizada em Rio Branco, capital acreana, em 2023, com a participação de diversas autoridades dos dois países, quando surgiram propostas de subcomissões temáticas, voltadas para assuntos sociais, promoção econômica, comercial e turística, além de facilitação fronteiriça.
Neste segundo encontro, autoridades dos dois países, incluindo os ministérios de Relações Exteriores do Brasil e do Peru, dão seguimento a questões que beneficiam os dois países, principalmente as cidades de fronteira, motivo pelo qual também participam do encontro os representantes dos governos estaduais do Acre e de Madre de Dios, além do representante da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, prefeitos e representantes da sociedade civil.
Em seu discurso, o representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), Fábio Antunes, disse, durante a abertura do evento, que as regiões de fronteiras são muito extensas, com desafios particulares que refletem diretamente nos desafios maiores enfrentados pelo MRE. “A fronteira é um lugar onde dois países se separam, mas também onde se unem. E é pensando nos bons resultados dessa união, que são muitos, que devemos sempre buscar a melhoria dessas relações entre os países. Para o comércio, essa boa relação é excelente, porque todo comércio precisa passar por fronteiras em algum momento”, destacou.
O procurador-geral adjunto do Acre, Leonardo Cesário, participa do evento representando o governador Gladson Camelí. “Estou aqui, em nome do nosso governador, para reafirmar o compromisso que temos com os nossos irmãos de fronteiras, com quem estamos construindo uma história de integração. Estar aqui é muito mais que cumprir uma missão institucional, é celebrar laços amazônicos com quem compartilha o cotidiano da fronteira, essa região rica em biodiversidade e conexões humanas”, completou.
A vice-governadora de Madre de Dios, Sharon Caceres, enfatizou a boa relação que há entre Brasil e Peru há muitos anos, formalizada por meio de acordos bilaterais. “Promover a integração e cooperação entre países é o passo mais importante para o desenvolvimento, por isso consideramos a continuidade dessa discussão importante para seguir avançando”, disse.
O representante do Ministério das Relações Exteriores do Peru, Raúl Hidalgo, também compôs o dispositivo de honra e falou sobre a importância dos acordos bilaterais. “Temos que seguir fortalecidos com acordos sociais e econômicos, porque eles permitem o crescimento do comércio e, consequentemente, beneficiam as populações”, argumentou.
Após a abertura, os participantes do encontro se dirigiram para mesas temáticas sobre facilitação fronteiriça; assuntos sociais e equidade; promoção econômica, comercial e turística; e meio ambiente e desastres naturais, cujas discussões apresentarão propostas de melhorias e soluções até o fim do dia.
O evento ainda terá continuidade nesta quinta-feira, 10, com visita do grupo ao Instituto de Investigaciones de la Amazonia Peruana.
The post Comitê de Fronteira Sul Brasil – Peru se reúne em Puerto Maldonado para discutir integração e desenvolvimento socioeconômico das regiões fronteiriças appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 24° Máx. 33°