A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), unidade vinculada à Diretoria de Polícia Especializada (DPE), realizou na terça-feira (8), em Belém, um ciclo de palestras destinado a capacitar alunos da rede pública sobre assuntos na área ambiental, como fauna silvestre e biopirataria.
A ação ocorreu no auditório da Demapa, na Rodovia Augusto Montenegro, e faz parte do "Projeto de Mobilização Contra as Violações Ambientais na Comunidade de Cotijuba e Protegendo a Vida na Amazônia".
“Este projeto tem o intuito de identificar, documentar e denunciar crimes ambientais que ameacem a fauna silvestre, bem como fortalecer as ações de proteção da floresta e da biodiversidade. Ao longo das palestras, nós abordamos os canais de denúncia disponíveis, explicamos quais os direitos das comunidades, os procedimentos necessários para acionar os órgãos de fiscalização ambiental, o combate aos maus-tratos aos animais domésticos e as implicações legais da prática criminosa”, explicou o delegado Dilermano Tavares, titular da Demapa.
Também foi realizada oficina de capacitação, no âmbito do "Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém", com apoio de servidores do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e o Movimento República de Emaús.
Texto: Raphaela Rocha (estagiária, sob supervisão de Jeniffer Terra) - Ascom/PC
Mín. 24° Máx. 33°