A tradicional festividade de São José Operário realizada na comunidade do Km-07, está oficialmente incluída no calendário cultural do município de Marabá. A decisão foi firmada durante reunião entre o prefeito Toni Cunha, o secretário de Cultura, Genival Crescêncio e representantes da Paróquia São José Operário, incluindo o pároco Padre Matheus Barbosa.
A inclusão marca um reconhecimento institucional à importância do festejo, que chega à sua 16ª edição este ano e já movimenta milhares de fiéis e voluntários da região. A programação religiosa e cultural, que atrai moradores de diversos bairros periféricos como Coca-Cola e Araguaia, reúne mais de 100 pessoas na organização e impacta uma população estimada em mais de 40 mil habitantes das 12 comunidades atendidas pela paróquia.
Gratidão da comunidade
Padre Matheus Barbosa, há cerca de quatro meses à frente da paróquia, expressa sua alegria com o reconhecimento oficial da festa.
“O sentimento é de gratidão. Essa validação não é apenas um reconhecimento ao trabalho da igreja, mas à voz de uma comunidade que há anos pedia esse espaço. Acolher esse pedido é acolher o clamor do povo da periferia, um povo carente, mas extremamente sedento de fé e união”, destaca.
Ele explica que o festejo começa no dia 22 de abril, com a novena de São José e encerra no dia 1º de maio, data dedicada ao padroeiro. Nos dias 3 e 4 de maio, acontecem as festividades sociais, com venda de comidas típicas e o tradicional bingo beneficente — cujo prêmio principal é um carro, além de outros brindes doados por patrocinadores. A cartela do bingo custa R$ 20 e a arrecadação será revertida para a obras da paróquia.
Apoio do município
O prefeito Toni Cunha elogia a mobilização da comunidade e a importância da igreja para a paisagem e para a vida espiritual da cidade.
“A Igreja São José Operário, como disse o padre, é algo belíssimo, um milagre, suntuoso, e foi feita certamente pelas mãos de Deus, movimentando milhares de marabaenses que devotam a fé católica. Inserir a festividade de São José Operário no calendário cultural da nossa cidade é uma obrigação, é respeito à luta desse povo que também fez aquela comunidade”, afirma.
O prefeito também reforça o compromisso da gestão em apoiar todas as manifestações culturais.
“Todas as manifestações culturais da nossa cidade serão abraçadas e incentivadas para que, cada vez mais, Marabá seja um celeiro de cultura de todas as religiões, da fé, da paz e da alegria do nosso povo”, completa.
O secretário de Cultura, Genival Crescêncio, explica que o calendário cultural oficial do município reúne tanto eventos promovidos diretamente pela prefeitura quanto aqueles realizados pelas comunidades. Ele citou como exemplo a Expoama, o Círio de Nazaré e agora, também, a festividade de São José Operário.
“A exigência mínima são três edições e no calendário cultural do Estado, a exigência são cinco edições. Como foi observado aqui, esse ano nós já vamos para a 16ª edição. É mais uma responsabilidade que o município assume, e a ideia principal é que a gente fortaleça essa atividade que envolve uma série de realizações pela comunidade e que vai culminar com o festejo oficial que, esse ano, ocorrerá em dois dias, conforme apresentado pelo nosso padre”, explica Genival.
Com a oficialização, o festejo passa a integrar o conjunto de celebrações que representam o patrimônio cultural e religioso do município, fortalecendo o papel das comunidades na construção da identidade de Marabá.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
The post Cultura: Festejo de São José Operário é incluído no calendário cultural oficial de Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 25° Máx. 33°