Durante os três dias de comemorações pelos 112 anos de Marabá, um forte esquema de segurança foi montado pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), em parceria com os demais órgãos de proteção da cidade. Com cerca de 200 agentes de diferentes departamentos, a festa transcorreu com tranquilidade e registrou baixo número de ocorrências, mesmo com um público estimado em mais de 76 mil pessoas só no primeiro dia.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Institucional, coronel Denner Favacho, o planejamento detalhado e a integração entre os diversos órgãos foram essenciais para garantir a segurança dos participantes.
“Nós empregamos 200 homens entre Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Polícia Militar. Esse conglomerado de forças nos permitiu manter a ordem tanto dentro da área do evento, quanto no entorno, garantindo o ir e vir da população com segurança”, explicou o secretário.
A força-tarefa envolveu efetivos expressivos de cada instituição. A Guarda Municipal de Marabá (GMM) atuou com 30 agentes, número semelhante ao do DMSP. O DMTU ficou responsável pelo controle e organização do tráfego nas imediações, garantindo a fluidez no deslocamento dos ônibus e veículos particulares. Além disso, a Polícia Militar deu um apoio maciço, complementando o efetivo total empregado.
“O DMTU conseguiu fechar toda a redondeza da área do evento, evitando acidentes e garantindo a fluidez no tráfego. Os ônibus gratuitos circularam normalmente, como havíamos planejado, levando e trazendo as pessoas com segurança, a partir dos pontos de embarque previamente definidos”, detalhou Favacho.
Para garantir o controle de acesso ao local da festa, a organização contou com detectores de metais em todas as entradas, o que elevou o padrão de segurança do evento. “A segurança foi feita de forma bastante profissional, com foco em criar dificuldades para possíveis infratores. Costumamos dizer que segurança perfeita não existe, mas nós conseguimos criar barreiras eficazes para reduzir qualquer ação criminosa”, ressaltou o secretário.
Essa estratégia mostrou-se eficiente já que, ao longo dos três dias, foram registradas poucas ocorrências. No primeiro dia, que concentrou o maior número de pessoas — 76 mil, segundo estimativa oficial —, foram registrados 18 furtos de celulares, número considerado baixo dada a quantidade do público.
“O furto de celulares, infelizmente, é algo quase inevitável em eventos de grande aglomeração, especialmente quando as pessoas não tomam os devidos cuidados. Muitos colocam o aparelho no bolso traseiro e, em meio ao tumulto, acabam se tornando alvos fáceis. Em alguns casos, o celular cai e a perda é registrada como furto. Ainda assim, não tivemos nenhum caso de roubo ou lesão corporal, o que mostra a efetividade do nosso trabalho”, pontuou Favacho.
Além disso, apenas duas situações de condução sob efeito de álcool foram registradas, reforçando o caráter pacífico das comemorações.
A operação realizada no aniversário da cidade também serviu como parâmetro para o planejamento de eventos futuros, como o festejo junino, veraneio e demais festividades, que atraem grande público. “Esse evento nos mostrou que a estrutura de segurança montada está funcionando bem., avaliou o coronel.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes / Bill Waishington / Paulo Sérgio
The post Mab112: 200 agentes da SMSI garantiram segurança na programação de aniversário de Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 25° Máx. 33°