Nos primeiros 100 dias da nova gestão, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) tem mostrado trabalho intenso e resultados concretos no combate ao desabastecimento de água em diversas regiões do município. A prioridade tem sido garantir um fornecimento regular de água e eliminar a dependência de carros-pipa, um problema antigo em muitos bairros.
“Garantir água nas torneiras é garantir dignidade. Nesses primeiros 100 dias, o Saaep tem mostrado que com gestão séria e trabalho em campo é possível transformar a realidade de milhares de famílias que viviam à mercê de caminhões-pipa. Estamos ativando poços esquecidos, ampliando redes e dando fim a décadas de descaso. Não se trata apenas de obras, mas de respeito com o povo de Parauapebas. E isso é só o começo. Vamos continuar firmes, com o olhar voltado para quem mais precisa”, afirma o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano.
Entre as principais ações realizadas, destacam-se intervenções estruturais importantes. No bairro Maranhão, foi feita a interligação entre o reservatório do Jardim Canadá e a Praça da Bíblia, beneficiando mais de sete mil moradores e extinguindo a necessidade de caminhões-pipa na região. Já no bairro Cidade Jardim, a expansão da rede incluiu interligações nas avenidas Q e U24 e reativação de oito poços.
Ativação de poço inativo há mais de dois anos na sétima etapa do bairro Nova Carajás.
A medida beneficiou cerca de mil famílias e acabou com a escala de abastecimento nas etapas sete, oito, nove e nas casinhas populares.
Também foram implantados 800 metros de rede no bairro Tropical, beneficiando mais de 500 famílias, e 700 metros no Parque das Nações, atendendo mais de mil famílias. No bairro Jardim América, 300 metros de nova rede foram instalados na avenida Bernardo Sayão, solução definitiva para cerca de dois mil moradores.
“O Saaep está passando por uma verdadeira transformação. Em menos de 100 dias, conseguimos extinguir sete rotas de carro-pipa, são quatro bairros que passaram a receber água 100% na torneira. Um marco histórico alcançado em tão pouco tempo. Conseguimos também ativar 30 poços artesianos, tanto na zona urbana quanto na zona rural, garantindo maior abastecimento de água em todo o município. As obras não vão parar até que os sistemas de água e esgoto atendam plenamente às necessidades de todos em Parauapebas”, declara o diretor-executivo do Saaep, Erikson Nunes.
Além das melhorias na infraestrutura, o Saaep também promoveu reformas estruturais na Estação de Tratamento de Água (ETA 1), que agora está pronta para receber visitas escolares com segurança.
A autarquia ainda mobilizou a cidade durante a Semana da Água, com palestras, panfletagens e visitas técnicas para mais de 1.800 pessoas, reforçando a importância da preservação desse recurso essencial.
Com planejamento, execução e foco no cidadão, a Prefeitura de Parauapebas demonstra, nesses primeiros 100 dias, que está comprometida em transformar o abastecimento de água em Parauapebas.
Reportagem: Morgana Albuquerque
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025
Mín. 23° Máx. 33°