Prefeito de Marabá Toni Cunha anunciou o avanço de obras e o projeto Ilumina Marabá
A manhã deste sábado (5) foi marcada por uma grande celebração na Orla Encontro dos Rios, popularmente conhecida por Pontal, onde Marabá comemorou a chegada dos 112 anos de emancipação política, com uma programação repleta de cultura, alegria e união. O tradicional café da manhã reuniu moradores, autoridades e visitantes para celebrar a história e as origens dessa cidade vibrante. Entre as autoridades presentes estavam a vice-governadora do Estado Hanna Ghassan, o senador Zequinha Marinho, os deputados federais Joaquim Passarinho e delegado Caveira, o deputado estadual Aveílton Silva, além do reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Francisco Ribeiro, e vereadores.
Em mais um ano, a comemoração foi realizada no bairro Francisco Coelho, carinhosamente chamado de Cabelo Seco. O que para a moradora Cássia Pinto é motivo de orgulho.
“Eu me orgulho demais. Nasci no bairro Cabelo Seco, e viver aqui é muito importante porque foi onde Marabá começou. Quem mora aqui não sai porque ama esse lugar”, afirmou.
Para a costureira Maria de Jesus Oliveira Guimarães, maranhense que é moradora do bairro desde 1982, considera esse o único lugar onde se sente em casa.
“É um bairro que sempre a gente teve a oportunidade de ver as pessoas nos fins de semana. Apesar de ser humilde, mas é um bairro que sempre nós recebemos de braços abertos. E é tudo de bom aqui, o Cabelo Seco. Eu tenho 75 anos, mas ainda faço todas as minhas atividades, eu jamais sairia desse bairro. Porque aqui é a raiz, né?! Onde nasceu Marabá. Então, esse evento não poderia ser em outro lugar, a não ser aqui nessa ponta, que agora é linda, né?! O cartão postal da cidade”, celebrou dona Maria.
A cerimônia começou às 7 da manhã com a apresentação da Banda Waldemar Henrique da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e do Coral da instituição. Antes do culto ecumênico, celebrado pelo Bispo Diocesano Dom Vital Corbellini e pela pastora Selma Vasconcelos, da comunidade Sara Nossa Terra, teve apresentações culturais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com grupo de carimbó e o Pescador de Sonhos. O público também se encantou com o teatro de elementos amazônicos, promovido pela Companhia de Artes da Fundação da Casa da Cultura (FCCM).
Thaís Cariello, presidente da FCCM, destacou o cuidado com os detalhes: “Marabá tem uma história muito linda e muito rica na cultura. E a Fundação Casa da Cultura vem trazer, demonstrar toda essa arte para a população. E tradicionalmente, aqui no Café da Manhã, aqui no Cabelo Seco, no Encontro dos Rios, a gente participa com o coral, com a banda, com a Companhia de Artes. Tudo foi feito com muito carinho”, declarou.
Este ano, a inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCD) é um dos destaques de toda a programação do aniversário de Marabá, com acessibilidade nos espaços e tradução simultânea em Libras.
“Essa é a primeira vez que acontece a inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência. E, para nós, é um momento singular, de grande importância tendo a comunidade surda sendo incluída no aniversário de 112 anos da nossa querida Marabá,” afirmou Michelly Matoso, do Centro de Atendimento Especializado a Pessoa Surda (CAES).
O ponto alto foi o corte do bolo gigante, que este ano aumentou de 16 para 22 metros, feito especialmente para a ocasião. “Além disso, nós ampliamos para 1.500 kits com bolos tradicionais para fazer essa distribuição para quem vem participar desse belo café da manhã”, destacou Genival Crescêncio, secretário de Cultura.
O vice-prefeito, João Tatagiba, ressaltou o orgulho que tem da cidade de Marabá. “Comemorar o aniversário de Marabá é sempre diferente. Porque Marabá tem sempre algo diferente pra oferecer. Não é à toa que o próprio hino diz que Marabá é uma cidade graciosa. Eu gosto de dizer que Marabá é a terra da felicidade, terra da prosperidade. É terra de gente inteligente, pessoas que fazem acontecer. Por isso, quero aqui, mais uma vez, dar os nossos parabéns para Marabá e poder dizer: aqui é o nosso lugar”, enfatizou.
Uma novo momento para Marabá com grandes projetos
O prefeito de Marabá, Toni Cunha, enfatizou o significado dessa data: “É um orgulho muito grande poder ser prefeito de Marabá aos 112 anos e comemorar a nossa história, as nossas origens é sempre muito bom. Marabá é uma cidade rica, uma cidade próspera, feita por muitas mãos e sempre que a gente puder comemorar trazendo grandes eventos, trazendo a comunidade para participar, nós vamos fazer”.
Durante o discurso, o gestor destacou um grande pacote de obras para iniciar agora no verão: “São dezenas de quilômetros de pavimentação, são praças, o novo pronto-socorro que está indo a passos largos para a inauguração e, agora, os nossos projetos vão também sair do papel para que a gente possa licitar e, eu tento certeza, fazer uma Marabá cada vez melhor. Como presente para Marabá, eu anuncio o Projeto Ilumina Marabá que, em breve l, vai ser lançado. E nos teremos cem por cento de Marabá em lâmpadas led até o final do ano, em toda a sua extensão, inclusive zona rural”, ressaltou o prefeito.
O evento contou com o suporte de segurança da Guarda Municipal de Marabá (GMM), do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) e do Departamento de Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), incluindo o efetivo humano, viaturas e também pelo rio Tocantins com lanchas de fiscalização.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Paulo Sérgio e Washington Bill
confira a galeria de fotos
The post Mab112: Marabá celebra 112 anos com cultura e inclusão no tradicional café da manhã appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 23° Máx. 29°