O Governo do Tocantins adquiriu sete consultórios oftalmológicos para atendimentos de urgência e emergência em oftalmologia nas unidades geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Os aparelhos serão utilizados para exames complementares em oftalmologia para detectar etratar doenças como: corpos estranhos, hemorragia intraocular, descolamento de retina e coróide, luxação do cristalino, tumores intravenosos e extraoculares e outras patologias. O investimento é de aproximadamente R$ 700 mil.
“Estes equipamentos serão distribuídos de acordo com as demandas e porte das unidades hospitalares, de forma que, estrategicamente, toda a população tocantinense seja beneficiada. Com isso, possibilitamos que as pessoas sejam atendidas perto de sua casas, conforme nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
As unidades atendidas até o momento foram o Hospital Geral de Palmas (HGP); Hospital Regional de Araguaína (HRA) e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). “Agradeço ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, por estar sempre buscando ampliar os serviços para a população. Os aparelhos beneficiarão os usuários que necessitam deste atendimento específico, reduzindo o tempo de espera e garantindo a segurançae melhor atendimento nos procedimentos realizados no HRA", afirma a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
“É um grande avanço para Araguaína e toda a região, uma vez que o HRA é responsável pelo atendimento desde Guaraí até o Bico do Papagaio. Esses aparelhos oftalmológicos irão agilizar o atendimento aos pacientes e permitir a ampliação de outros tipos de tratamento. Ainda não chegaram todos, mas já foram adquiridos pela SES e, em breve, serão encaminhados ao hospital microscópio cirúrgico, facoemulcificador e Yag-laser assim como novos instrumentais cirúrgicos para ampliarmos a quantidade de procedimentos”, afirma a oftalmologista do HRA, Rita Silveira.
O HGP recebeu dois aparelhos, que foram instalados no pronto-socorro pediátrico e na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e segundo o diretor-geral da unidade, Iatagan Barbosa, os equipamentos tem proporcionado mais conforto e melhor assistência aos pacientes ao mesmo tempo que facilita o trabalho das equipes de oftalmologia. "Quem ganha é sempre a população que utiliza o Sistema Único de Saúde”.
Mín. 22° Máx. 28°