A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), abre inscrições para a seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Científica (Paic), edição 2025/2026. O programa oferece 14 bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e é voltado para universitários interessados em pesquisa na área de vigilância em saúde.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de abril. Os interessados devem enviar documentação exigida no edital, disponível na página do Paic da FVS-RCP ( https://encurtador.com.br/lS8oY ). O programa é coordenado pela Gerência de Pesquisa Aplicada à Vigilância em Saúde (GPAVS), vinculada à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância do Paic na formação acadêmica e profissional dos universitários. “A iniciação científica é uma oportunidade para universitários aprofundarem conhecimentos e terem contato direto com diferentes áreas da vigilância em saúde”, ressalta.
O Paic tem como objetivo despertar a vocação científica entre universitários e proporcionar aprendizado prático em técnicas e métodos de pesquisa. Além disso, o programa incentiva o pensamento científico, criativo e inovador, preparando os participantes para os desafios do mercado de trabalho.
Segundo o gerente de Pesquisa Aplicada à Vigilância em Saúde na FVS-RCP, Timóteo Watanabe, o Paic contribui diretamente para a capacitação profissional dos estudantes. “Por meio da pesquisa, os universitários desenvolvem habilidades essenciais para o mercado, como pensamento crítico, metodologia científica e valores éticos”, enfatiza.
Entre os campos da vigilância em saúde estudados na edição 2024/2025, do Paic, na FVS-RCP, estão: prática educativa em saúde, vigilância em saúde do trabalhador, mortalidade por infecções e doenças sexualmente transmissíveis, tratamento de doenças, prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, abandono de terapia antirretroviral, envenenamento por animais peçonhentos, óbitos evitáveis, violência autoprovocada e violência sexual.
Mín. 22° Máx. 28°