Em reunião realizada na segunda-feira (1º), o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, junto ao secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, trataram de temas estratégicos para o desenvolvimento do turismo sustentável. Entre os principais assuntos debatidos, destacou-se a prospecção de áreas pertencentes ao Ideflor-Bio na Grande Belém para a instalação de acomodações temporárias destinadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém, em novembro deste ano.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está à frente da iniciativa, em parceria com empresas do setor turístico paraense, para garantir o número adequado de leitos aos participantes do evento global. "A COP30 será um marco para o turismo e a economia do Pará. Precisamos de soluções eficientes para receber milhares de visitantes, e a parceria com o Ideflor-Bio será essencial para garantir infraestrutura sustentável e integrada à nossa biodiversidade", afirmou o secretário Eduardo Costa.
Pesca Esportiva -Outro tema de destaque no encontro foi o fortalecimento da pesca esportiva em Unidades de Conservação (UCs) estaduais, uma iniciativa inovadora que visa conciliar turismo, preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Em setembro de 2023, o Ideflor-Bio concedeu a primeira autorização para essa atividade na Floresta Estadual (Flota) do Iriri, em Altamira, na região sudoeste paraense. O documento foi entregue à Associação Paraense de Pesca Esportiva (Apapae) e está válido desde então.
A pesca esportiva, baseada no conceito de captura e soltura de peixes sem fins comerciais, tem sido promovida como alternativa para impulsionar o turismo sustentável e fomentar a conscientização ambiental. "Essa iniciativa representa um avanço importante na gestão das nossas Unidades de Conservação. Queremos que a população e os turistas tenham a oportunidade de vivenciar nossas riquezas naturais de forma responsável e sustentável", destacou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.
Fortalecimento -Além dessas pautas, os gestores também debateram a importância da cooperação entre as entidades para fortalecer o ecoturismo no Pará. Foram discutidas ações voltadas à valorização das UCs estaduais, como os parques estaduais do Utinga, em Belém; da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, e de Monte Alegre, que oferecem trilhas e atividades ao ar livre. A ampliação dessas iniciativas pretende consolidar o estado como referência em turismo de natureza.
A reunião contou ainda com a participação do assessor da Presidência do Ideflor-Bio, Thiago Valente, e do gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, que também é o recém-nomeado presidente da Rede Brasileira de Trilhas. O encontro reforçou o compromisso das instituições em promover o desenvolvimento sustentável no Pará, aliando conservação ambiental e oportunidades econômicas para a população.
Mín. 23° Máx. 29°