No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, nesta quarta-feira (2), a Usina da Paz Jurunas/Condor, o Projeto Inclusão, se destaca como um importante centro de atendimento e acolhimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Belém. No complexo, são oferecidos serviços gratuitos especializados, que reforçam a inclusão e garantem um suporte essencial para famílias atípicas.
A UsiPaz conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapia, assistente social e educadores especializados, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e social dos atendidos. O espaço também é um ponto de apoio para os familiares, que recebem orientação e suporte emocional.
Números -A coordenadora do projeto, Rosenilde Fonseca Santos, explica que, atualmente, cerca de 250 famílias são atendidas. “Nós recebemos diariamente cerca de 10 novas famílias que buscam a orientação, buscam atendimento e o encaminhamento para o laudo. No projeto, cerca 80% dos atendidos são TEA, mas também participam pessoas com TOD E TDAH. Os atendimentos são por ordem de chegada, independente da deficiência, com ou sem laudo, basta chegar que vamos fazer o encaminhamento. É um projeto que realmente faz a diferença na vida dessas famílias”, explicou.
Projeto Inclusão -Idealizado pela própria Usina da Paz para o atendimento à famílias cadastradas como responsáveis ou cuidadoras de pessoas com deficiência, o projeto oferece atividades esportivas, educativas e de capacitação para estimular o aprendizado e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos atípicos.
Para Lucileia Farias, mãe de um menino com Transtorno do Espectro Autista atendido na unidade, o acolhimento tem feito diferença na qualidade de vida de seu filho. "Eu participo do projeto há dois anos, aqui nós encontramos profissionais e atividades que realmente ajudam no desenvolvimento do meu filho. Antes, sem a Usina, era muito difícil conseguir esse tipo de acompanhamento e foi aqui inclusive que eu consegui a orientação e encaminhamento para conseguir o laudo do Gael. Hoje ele se diverte e pratica natação aqui", disse.
Conscientização -A data tem como objetivo promover a conscientização sobre o autismo e combater a desinformação e o preconceito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 em cada 100 crianças no mundo apresenta algum grau do transtorno.
“Nosso papel é garantir que as famílias tenham acesso a serviços de qualidade, promovendo o desenvolvimento, a autonomia e combatendo a desinformação sobre o autismo. Ver a evolução dos atendidos e o impacto positivo em suas vidas é a maior recompensa”, afirmou a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga.
Serviço -Para participar do Projeto Inclusão, os interessados devem passar por uma triagem. Os atendimentos são feitos na própria Usina da Paz Jurunas/Condor, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, em frente à UPA do Jurunas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Programação -Nesta sexta-feira (4), a Usina da Paz Jurunas/Condor realizará uma programação em alusão ao Dia de Conscientização Sobre o Autismo, a partir das 8h. O evento contará com uma recepção especial para as famílias atípicas, seguida plantio de mudas, orientação fonoaudiológica e odontológica, atividades no complexo esportivo e recreação infantil. Para encerrar, o banho de piscina estará liberado para todos os participantes.
Mín. 23° Máx. 29°