No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril, o governo do Estado destaca o Portal de Serviços do Acre como um canal que garante o acesso a direitos e serviços para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares.
Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), a plataforma centraliza diversos serviços públicos, tornando-os mais acessíveis e eficientes. Um dos destaques é a emissão da Carteira Estadual da Pessoa com TEA (e-Ceptea), que assegura direitos fundamentais a essa população.
“Com mais praticidade, agilidade e comodidade, facilitamos o dia a dia dessas famílias. O governo do Acre segue firme no compromisso de promover inclusão e respeito às pessoas com TEA, e o portal representa um avanço significativo nessa direção”, afirma Paulo Oliveira, diretor da Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) da Sead.
A Carteira Estadual da Pessoa com TEA (e-Ceptea), disponível tanto no Portal de Serviços quanto presencialmente na Organização em Centros de Atendimento (OCA), garante direitos importantes, como prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, acesso a programas de inclusão social e profissional e gratuidade em transportes públicos.
“Já solicitei a carteira para meu filho pelo portal, sem precisar sair de casa. Resolvi tudo de forma rápida e prática e só tenho a agradecer por essa inovação”, atesta a mãe atípica (que cuida de filho com deficiência ou síndrome rara) Valéria Barreto.
Já Leilane Lima ressalta a importância do apoio e acolhimento. “Ser mãe de uma criança autista é um desafio diário, e nem sempre conseguimos o suporte necessário com facilidade. Muitas vezes, a burocracia acaba dificultando ainda mais o que já é complicado. Por isso, contar com uma rede pública que realmente funcione e esteja preparada para atender nossas crianças faz toda a diferença. Com a Carteira Estadual da Pessoa com TEA, garanto os direitos do meu filho”, diz.
Leilane ressalta também a necessidade de acolhimento e apoio para filhos, mães e cuidadores, lembrando a importância de políticas públicas eficazes, que garantam terapias, inclusão e respeito para todas as pessoas autistas: “O futuro dos nossos filhos depende das oportunidades que eles têm hoje”.
Com mais de 670 serviços disponíveis, sendo 202 totalmente digitais e 52 agendáveis, o Portal de Serviços do Acre representa um avanço significativo na modernização da gestão pública. A plataforma busca facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo praticidade e agilidade no acesso a serviços essenciais.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. O diagnóstico precoce e o acesso a terapias e intervenções adequadas são fundamentais para garantir a qualidade de vida e a autonomia das pessoas com TEA.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, tem como objetivo informar e conscientizar a sociedade sobre o TEA, combatendo o preconceito e promovendo a inclusão.
The post Portal de Serviços do Acre facilita acesso a direitos e apoio para autistas appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 23° Máx. 29°