O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado todo dia 2 de abril, sendo uma data para sensibilizar a sociedade em relação às diversas questões que envolvem o espectro autista, desde o processo de inclusão escolar aos atendimentos especializados, necessários para o bom desenvolvimento deste público.
Em alusão ao dia, a Prefeitura de Belém, por meio das diversas secretarias, intensifica ações de conscientização, oferecendo serviços especializados e promovendo a integração social dos cidadãos com TEA.
"A inclusão é um valor essencial para nossa gestão. Estamos criando uma cidade cada vez mais inclusiva, onde todas as pessoas, independentemente de suas condições, tenham acesso a serviços e oportunidades para se desenvolver e viver plenamente", reforçou o prefeito Igor Normando.
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMEC)tem se destacado na implementação de políticas voltadas à inclusão educacional. Através do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE), aSEMEC organiza e desenvolve serviços especializados para alunos com TEA, oferecendo uma abordagem pedagógica individualizada e multiprofissional. De acordo com o prefeito de Belém, Igor Normando, "Belém tem investido fortemente na inclusão educacional, garantindo que nossos alunos com TEA recebam o apoio necessário para se desenvolverem e conquistarem seu espaço na sociedade."
O Núcleo de Estudo e Atendimento ao Aluno com Espectro do Autismo, presente no CRIE, é um dos pilares desse trabalho. Com uma equipe composta por pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, o núcleo oferece atendimento especializado e oficinas voltadas à estimulação cognitiva, linguagem e socialização.O programa PROATEA, por exemplo, realiza assessoria especializada para professorese oferece workshops sobre adequações sensoriais e comportamentos disruptivos, colaborando para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula.
"Estamos focados em capacitar nossos professores e a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade, respeitando as necessidades de cada aluno, especialmente os com TEA", destaca Patrick Trajan, secretário municipal da Educação, sobre a importância do PROATEA.
Marcos Lopes, coordenador geral da Secretaria Executiva Pedagógica (CRIE), afirma que as ações têm gerado resultados significativos. "O trabalho com as famílias e o acompanhamento contínuo são fundamentais para o sucesso do processo de inclusão".
A Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) também tem desempenhado papel essencial no suporte às pessoas com TEA. Com serviços especializados para a identificação precoce de sinais de autismo, aSESMA contribui para que as crianças sejam atendidas o quanto antes, o que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento delas. "A detecção precoce e o atendimento especializado são fundamentais para garantir que as pessoas com TEA recebam o suporte necessário, desde os primeiros sinais", lembra o secretário Rômulo Nina.
Além disso, a rede municipaal de saúde conta com serviços especializados, como oCentro Especializado Médico Odontológico Job Veloso, CAPS Infantojuvenil e a Casa Recriar, que atendem as demandas de saúde específicas de pessoas com TEA. A SESMA também mantém convênios com instituições como a APAE Belém e a UFPA, fortalecendo a rede de apoio à saúde da pessoa com deficiência.
A Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (SEMIAC), liderada pela secretária Nay Barbalho, também tem se destacado em ações voltadas à inclusão e ao fortalecimento do protagonismo das pessoas com TEA.Em 6 de abril, será realizada a Ação de Conscientização sobre o Autismo na Praça Batista Campos, que contará com serviços de saúde, cidadania, apresentações culturais e venda de produtos de associações de pessoas com autismo e as famílias. Para Nay Barbalho, "a empatia e o respeito devem ser a base da convivência social. As ações da SEMIAC são uma oportunidade de dar visibilidade a essas pessoas e fortalecer a inclusão de maneira significativa".
Entre 31 de março e 4 de abril, o CRIE promoverá uma semana de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A programação inclui oficinas, workshops, rodas de conversa, cinema inclusivo e até uma caminhada do autismo, que contará com a participação de diversas instituições, entre elas a SEMIAC.A caminhada, programada para o dia 4 de abril, reunirá estudantes, familiares e profissionais da educação e saúdeem uma demonstração de apoio e visibilidade para as questões relacionadas ao autismo. "A Semana de Conscientização é um momento para reafirmarmos nosso compromisso com a inclusão, através de atividades que envolvem toda a comunidade", ressalta Marcos Lopes.
Mín. 23° Máx. 29°