Com o objetivo de aprimorar as técnicas operacionais e reforçar a preparação para grandes eventos, a Guarda Municipal de Belém (GMB) iniciou nesta segunda-feira,31, um treinamento intensivo para os agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT). Acapacitação se torna ainda mais essencial agora que a corporação será transformada em Polícia Municipal, passando a ter poder de polícia e ampliando suas responsabilidades na segurança pública.
Durante a formação, os agentes participaram de aulas teóricas e práticas sobre defesa pessoal, patrulhamento e abordagem, choque ligeiro e controle de distúrbios. A programação incluiu simulações realistas, reproduzindo cenários de emergência para aprimorar as respostas operacionais da corporação.
O comandante do GAT, inspetor Waldenor, destacou a importância do treinamento para a segurança da população. “Nosso objetivo é capacitar os agentes para estarem preparados em qualquer situação, garantindo a segurança dos cidadãos e a ordem pública. Esse treinamento é fundamental, especialmente com a proximidade da COP-30, que trará um grande fluxo de pessoas para a cidade”, afirmou.
O treinamento também abordou táticas de patrulhamento, técnicas de imobilização e confronto físico, essenciais para uma abordagem segura de suspeitos e para a atuação em áreas de risco. Além disso, foram praticadas operações de controle de distúrbios, técnicas necessárias para o gerenciamento de multidões, com base nos protocolos de segurança adotados por forças policiais no Brasil.
“Treinamos um conjunto de ações, formações e comandos que permitem à tropa restabelecer a ordem pública de forma eficaz. O objetivo é capacitar o agente a agir com autocontrole e técnica, mesmo sob estresse, desconforto e fadiga”, explicou o instrutor, guarda Edinilson.
A capacitação foi bem recebida pelos participantes, que reconhecem a importância do treinamento contínuo da corporação. "Nosso trabalho exige preparo e estratégia. Esse treinamento nos torna mais qualificados para proteger a população e atuar com segurança em qualquer cenário, de maneira eficiente e dentro da legalidade", afirmou a guarda Thamara.
Prestes a se tornar Polícia Municipal, a corporação terá um papel ainda mais relevante na segurança de Belém, atuando de forma mais ostensiva e com maior poder de atuação em situações de risco. Por isso, o treinamento do GAT faz parte de um plano contínuo para modernizar e qualificar suas operações. A expectativa é que, até a realização da COP-30, novas capacitações sejam realizadas, garantindo que a corporação esteja totalmente preparada para atuar na segurança da cidade durante o evento.
“A GMB tem um papel fundamental na segurança da nossa cidade, não apenas na preservação do patrimônio público, mas também em situações que exigem uma ação ostensiva e de repressão. Estamos nos preparando para grandes eventos, como a COP-30, e queremos garantir que nossa corporação esteja bem treinada para atuar de maneira eficiente e digna nesses momentos”, concluiu ainspetora-geral da GMB, Elen Melo.
Mín. 23° Máx. 29°