Para dar seguimento às formações do Programa de Fortalecimento da Educaçãon - PROFE Líderes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo, em Palmas, mais uma etapa de capacitações voltadas aos servidores da rede estadual de educação, Desta vez, para os coordenadores pedagógicos de todas as unidades de ensino . Com foco nos programas deRecomposição das Aprendizagens e Aprova Brasil, o encontro formativo teve início nesta segunda-feira, 31, e segue até o dia 4 de abril, com a participação também de técnicos das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).
A formação contempla temas relevantes para a atuação dos coordenadores na gestão dos resultados e na construção da qualidade da educação básica. A avaliação da aprendizagem, por meio do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto), e a influência das emoções no processo de aprendizagem também serão abordadas.
Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, explanou sobre a necessidade de alinhamento das ações para alcançar sucesso na execução dos programasAvança Mais e Aprova Brasil. “Para termos um resultado eficaz, precisamos desse alinhamento, do engajamento de todos os atores que integram a força de trabalho que acontece nas escolas. Só assim poderemos promover a transformação da educação pública no Tocantins”, enfatizou.
Para a coordenadora pedagógica Maria Lúcia Barbosa, da Escola Estadual José de Souza Porto, de Darcinópolis, a capacitação possibilitará o aperfeiçoamento de suas práticas profissionais. “Essa formação é de suma importância para contribuir com quem está na escola. Todo esse conhecimento que estamos nos apropriando será muito importante para orientarmos nossos professores e, juntos, realizarmos a recomposição das aprendizagens da melhor maneira”, destacou.
O técnico da SRE de Guaraí, Diogo Leonardo Rodrigues, acredita que a formação trará muitos benefícios para os servidores e estudantes. “Todos esses conhecimentos da formação nos ajudarão a alcançar bons resultados nas nossas escolas. Além do conteúdo, essa capacitação permite o engajamento e troca de experiências entre os participantes. Voltaremos para as nossas regionais com muita informação e mais fortalecidos para motivar os professores e, juntos, impactaremos os alunos em sala de aula para que possam aprender cada vez melhor”, frisou.
Aprova Brasil
O programaAprova Brasiltem como foco o desenvolvimento das competências leitora, escritora e matemática dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual. A iniciativa utiliza materiais didáticos complementares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recursos digitais para acompanhar o desempenho dos educandos.
Além da formação continuada para os servidores, a Seduc oferece suporte pedagógico aos professores e técnicos para a implementação das estratégias educacionais do programa.
Correção de Fluxo escolar
O programa deCorreção de Fluxo Escolar - Avança Maistem como objetivo reduzir a distorção idade-série, oferecendo um modelo de escolarização por ciclos para alunos do ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino que estejam em defasagem.
A iniciativa, que tem como meta atender 17 mil estudantes, contempla aulas em etapas com ressignificação das didáticas de ensino, utilização de tecnologias educacionais voltadas à aprendizagem e plataforma de ensino gamificado, formação continuada para os professores e um acompanhamento sistemático da trajetória escolar, garantindo suporte para a recomposição das aprendizagens e a progressão dos alunos.
De acordo com o titular da Seduc, os programas de recomposição das aprendizagens e correção de fluxo escolar são essenciais para assegurar a evolução dos indicadores educacionais do Tocantins. “Há 14 anos não era trabalhada a correção de fluxo na rede estadual do Tocantins. Para alcançarmos nosso objetivo, estamos dividindo responsabilidades nessas duas grandes frentes de trabalho voltadas para a melhoria da aprendizagem. Estamos formando os nossos profissionais, adquirindo material pedagógico, realizando o monitoramento dos resultados da aprendizagem nas nossas escolas. Estabelecemos estratégias também de fortalecimento emocional, tudo isso com o foco de promover a melhoria da aprendizagem”, ressaltou.
PROFE Líderes
Neste ano, o Governo do Tocantins já realizou cinco ciclos de formação do PROFE Líderes. Foram contemplados os gestores escolares das 493 unidades de ensino, os superintendentes das 13 SREs, a equipe gestora da Seduc, os professores do 2º ano do ensino fundamental de escolas municipais, secretários municipais de educação dos 139 municípios e agora os coordenadores pedagógicos. Nas próximas semanas, serão capacitados presencialmente mais de 2.700 professores da rede estadual.
Mín. 23° Máx. 29°