Banho de piscina, roda de conversa, almoço e lanche nutritivo, assim foi o dia de lazer e de atividades diversas dos idosos que participam do Projeto Ipê Amarelo, desenvolvido no Centro Comunitário Vale do Sol. Desta vez, o passeio ocorreu no Recanto da Melhor Idade, localizado na Vila Palmares Sul em Parauapebas.
“Estou gostando demais! Achando tudo muito maravilhoso porque o que mais me encanta no projeto Ipê Amarelo é essa atitude muita boa de cuidar e acolher com todo amor e carinho as pessoas idosas”, fala a moradora do Vale do Sol, Raimunda Lopes de 87 anos.
A atividade externa também visa promover o bem-estar e a interação social, além de trazer mais qualidade de vida aos idosos do projeto. “Em um mês acontece o passeio e, no mês seguinte, fazemos o plantio do ipê amarelo. O recanto foi escolhido pelos próprios participantes”, explica a assistente social do Prosap e coordenadora social do Centro Comunitário, Eliete Araújo.
“O Raylander, responsável técnico pelo Recanto da Melhor Idade, esteve conosco. Logo após, fizemos uma visita ao local para conhecermos melhor e observamos que, além de tudo, era um local com acessibilidade, visto que temos muitos cadeirantes no projeto. É um local bem aconchegante que já foi feito para acolher os idosos”, diz a assistente social.
“O fato de envelhecer não nos impossibilita de ter uma vida feliz, útil e fazer programas maravilhosos. Queremos estimular, ainda mais, a interação social, proporcionar momentos de alegria e gerar memórias positivas para os nossos idosos”, finaliza Eliete.
“Já almocei e merendei bem e também cochilei em uma redezinha. Eu gosto tanto dos passeios que a dona Fátima nem liga mais para mim para perguntar se eu vou, porque ela sabe que eu vou mesmo”, disse com um sorriso largo Raimundo Martins, de 67 anos, aniversariante do mês que ganhou bolo e comemorou o aniversário com os amigos do Ipê Amarelo.
Para Nezita da Silva, de 74 anos, os passeios são uma oportunidade a mais de socializar, já que a maioria dos dias ela passa apenas com o marido, Valdivino da Silva, de 79 anos, que também participa do projeto. “Está sendo um momento especial, já que têm dias que eu fico lá em casa e eu faço é chorar, me dá uma tristeza que eu fico chorando”, destaca a idosa que diz adorar os passeios.
Recanto da Melhor Idade
Com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para o público idoso, o Recanto da Melhor Idade, atende na modalidade da filantropia cerca de 60 idosos somente da comunidade da Palmares, além de também diversos idosos de todo o município, o que chega a mais de 300 atendimentos desse público em específico.
“Durante as atividades tem lanches com sucos e frutas porque sempre estimulamos essa parte nutritiva com o acompanhamento do nosso nutricionista que também é voluntário”, explica Raylander Haggi, de 29 anos, enfermeiro gerontólogo e responsável técnico pelo recanto.
Ipê amarelo
Desenvolvido, desde o segundo semestre de 2023, pela parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Instituto Mulheres que Iluminam, o Instituto Maria de Lourdes e a Associação de Desenvolvimento Esportivo Educacional e Cultural de Artes de Parauapebas (Asdecap) e Recanto da Melhor Idade, o projeto envolve os moradores do Vale do Sol com idade acima de 60 anos.
Além dos passeios externos, as atividades com os idosos do projeto contam com nutricionista e enfermeiros, além da capoterapia, prática que combina atividade física com música e canto.
Texto:Nara Moura
Fotos:Chico Souza
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025
Mín. 23° Máx. 29°