Com objetivo de promover treinamento em inscrição e análise de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os agricultores familiares parceiros ou integrados à cadeia da palma de óleo (dendê), técnicos, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveram uma capacitação entre os dias 24 e 28 de março, em Concórdia do Pará, para técnicos municipais e representantes de empresas e dos agricultores familiares.
Essa foi uma das primeiras ações, ao longo de 2025, do projeto piloto e de pesquisa acadêmica de mestrado profissional (convênio entre Semas e Centro Universitário do Pará/Cesupa). O convênio objetiva a implementação de uma política pública específica de regularização ambiental por meio do CAR. O treinamento foi ministrado pelos técnicos da diretoria de Geotecnologias (DIGEO) da Semas, Ernildo Serafim e Sérgio Silva.
“No Pará, temos o programa Regulariza Pará, que tem como público-alvo prioritário os agricultores familiares. Este programa incentiva e promove parcerias com outras instituições e órgãos públicos e privados, através de Acordos de Cooperação Técnica (ACT). A proposta do projeto é ter um arranjo que proporcione técnicos da Semas voltados exclusivamente para atender demandas de agricultores familiares parceiros ou integrados à cadeia da palma. Assim como ter técnicos das empresas do setor da palma para levarem as demandas dos agricultores até a Semas, via Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar)”, disse Ernildo Serafim, um dos técnicos responsáveis pela capacitação.
Deivisson Nascimento, da empresa Mejer Agroflorestal, destacou a importância dos conhecimentos repassados pela secretaria aos responsáveis das empresas, bem como, aos próprios agricultores que vivem desta produção.
“Nós recebemos muitas informações sobre o sensoriamento remoto com base em análise do CAR, sobre o software, sobre os módulos de inserção dos documentos no Sicar, entre outros assuntos importantes para nossa atividade. Com isso, esperamos dar continuidade para que esse processo possa mostrar quanto agricultores familiares deste setor vão estar totalmente regularizados”, disse.
O servidor municipal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Concórdia do Pará, Francisney Moreira, destaca o papel do CAR. “A gente destaca a importância do CAR, pois ele contribui para o planejamento ambiental e econômico, ajuda a recuperar as áreas degradadas, fomenta a conservação de recursos naturais, além de melhorar a qualidade ambiental. Ele agiliza a regularização ambiental, garante segurança jurídica para os produtores rurais e permite o acesso a crédito de programas de regularização e incentivo financeiro”, diz.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Concórdia do Pará, Mário Nunes dos Santos, agradeceu a oportunidade proporcionada pela Semas, de levar conhecimento e mostrar a importância da regularização ambiental para os produtores da palma no município. “Isso favorece muito o nosso cidadão que está no campo, bem como, as próprias empresas que estão no nosso município. Todos os atores da cadeia produtiva puderam participar e aprender os ensinamentos que foram levados pela Semas até nós”, pontuou.
O treinamento contou com o apoio de participação da Brasil BioFuels (BBF), Mejer, Marborges, secretarias municipais (Ambiente e Agricultura), Sindicato dos Produtos de Concórdia do Pará, a Fundação Earthworm (Minhoca da Terra) e a Abraplam (Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma).
Texto de Lucas Quirino / Ascom Semas
Mín. 22° Máx. 24°