Alunos e alunas de diversas turmas do Centro Juvenil de Artes Plásticas desenvolveram trabalhos artísticos em homenagem ao aniversário de 332 de Curitiba, comemorado neste sábado, 29 de março.
Como proposta entre os cursos de Artes Visuais, Técnicas Artísticas, Cerâmica e Desenho, os estudantes exploraram os pontos turísticos da Capital, ilustração de texto e modelagem de figuras marcantes da cidade com novas técnicas apresentadas pelos professores.
Para o professor Antero Cunha, que ministra as oficinas de Artes Visuais, trabalhar com recorte e colagem para criar os pontos turísticos de Curitiba foi uma tarefa complexa, mas recompensadora. “Ensinando os pequenos, vemos a dificuldade que ainda possuem em entender as dimensões e limites da colagem, mas acompanhar o aprendizado e desenvolvimento deles com este tipo de trabalho é uma alegria como professor”, disse.
As turmas de Cerâmica trabalharam a modelagem de capivaras com a técnica de ocagem, uma etapa fundamental que consiste em retirar a massa do interior de certas peças que precisam estar ocas para ir ao forno. “Para o aniversário da cidade buscamos trabalhar com um animal representativo para todos. Escolhemos as capivaras, que nos últimos anos se tornaram símbolo curitibano”, explicou a professora Jaqueline Bellani.
Para os alunos, o envolvimento com diversas narrativas da cidade causou grande impacto em seus aprendizados. Flora Brunetti, aluna de 9 anos que acaba de entrar no CJAP, afirma que a arte paranista foi uma novidade para ela, mas aproveitou o processo. “Adorei conhecer a Chuva de Pinhões”, obra de Ana Serafin.
Na opinião de Julia Sbardelini, 9 anos, que também começou a fazer o curso de desenho em 2025, as aulas no CJAP ensinaram várias técnicas diferentes. “Eu já sabia desenhar um pouco, mas agora estou conhecendo novas formas de desenhar e estou dando meu melhor”, disse.
As obras produzidas pelos estudantes estão em exposição no Centro Juvenil de Artes Plásticas, na Rua Mateus Leme, 56, no Centro de Curitiba.
Mín. 24° Máx. 33°