Parauapebas deu um passo histórico na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta-feira (28) a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, reunindo gestores, sindicatos, servidores e representantes da sociedade civil. O evento foi realizado no Centro Universitário de Parauapebas, em parceria com os Conselhos Municipais de Saúde e de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Pela manhã, a programação contou com credenciamento, abertura oficial e a leitura do regimento da conferência. Em seguida, os participantes acompanharam a palestra magna com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, além da apresentação de dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN).
No período da tarde, os debates foram organizados em grupos temáticos, abordando três eixos centrais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Novas Relações de Trabalho e seus Impactos na Saúde do Trabalhador e Participação Popular e Controle Social na Saúde do Trabalho. Ao final das discussões, os participantes participaram de uma atividade de capoterapia, promovendo relaxamento e bem-estar.
O secretário municipal de Saúde, Marcus Vinícius, ressaltou a necessidade de valorização da saúde do trabalhador. “Estamos empenhados em criar medidas e ações que garantam a valorização e o cuidado com a saúde dos trabalhadores. Quando o trabalhador tem sua saúde assegurada, ele consegue prestar um atendimento melhor à população, que é o nosso objetivo principal.”
Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tamanda Alves, a conferência fortalece a conscientização coletiva. “Ao debatermos esse tema e empoderarmos a população sobre seus direitos, todos os cidadãos de Parauapebas ganham. A gestão municipal e o Conselho de Saúde estão de parabéns por priorizar esse momento.”
Já o juiz Jonatas destacou a relevância do encontro no contexto nacional e global, mencionando a estatística alarmante da “lei dos 15 segundos” – referência ao dado da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aponta que, a cada 15 segundos, um trabalhador morre no mundo devido a condições inadequadas no ambiente de trabalho. “Esta é a 1ª Conferência Municipal, embora já tenhamos a 5ª edição Estadual e Nacional. É a primeira vez que Parauapebas se reúne para propor políticas públicas voltadas ao enfrentamento desse grave problema.”
Encaminhamentos e fortalecimento das políticas públicas
A conferência será encerrada no final da tarde desta sexta-feira (28), com a apresentação das propostas debatidas e a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual. O evento reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar a participação social e assegurar que decisões sobre a saúde do trabalhador sejam debatidas democraticamente, fortalecendo políticas públicas efetivas para a proteção dos trabalhadores de Parauapebas.
Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação / PMP 2025
Mín. 24° Máx. 33°