A Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou novos livros para oito escolas públicas do município de Marabá, sudeste paraense. Os espaços foram selecionados por meio do edital N° 08/2022, referente à Cessão de Obras de Autores Paraenses para bibliotecas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
“O objetivo do edital é ampliar o acervo utilizado nos espaços de leitura e promover a valorização da literatura e da história paraense. Além disso, por meio dele, a Fundação Cultural do Pará garante o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, estejam elas dentro de escolas, hospitais ou casas de ressocialização prisionais”, declara o presidente da FCP, Thiago Miranda.
Receberão incremento no acervo bibliotecas escolares localizados na área urbana e rural de Marabá. Cada biblioteca receberá kit com 400 livros de autores paraenses.
Cinco das oito escolas contempladas já receberam o reforço em seus acervos. Os livros foram entregues pelo presidente da FCP e pela secretária de Educação de Marabá, Marilza de Oliveira Leite, na última quinta-feira, 27. Caberá à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá a distribuição dos títulos entre as demais bibliotecas.
As escolas selecionadas por meio de edital são: Escola Municipal Professora Maria Ilan Jadão; Escola Municipal Cel João Anastácio Queiroz; Escola Municipal Cisne Branco; Escola Municipal Professor Paulo Freire, Escola Municipal Heloísa de Souza Castro; Escola Municipal Sol Potente; Escola Municipal Alto Alegre e Escola Municipal Virgem de Nazaré.
Programa- O edital de cessão de obras de autores paraenses integra o Programa Leitura Por Todo Pará, que consiste em um conjunto de ações envolvendo a leitura, a literatura e as bibliotecas.
O Programa promove também atividades de qualificação profissional para fazedores de cultura ligados à área da leitura, incluindo workshop de mediação de leitura e contação de histórias, atividades lúdicas para o público infantil e juvenil, circuito do livro com escritores, interação entre autor e público leitor, programações culturais, além da cessão de acervo publicado por editoras paraenses para bibliotecas públicas municipais, escolares da rede pública, prisionais e hospitalares.
Edital- Gestores públicos e representantes de bibliotecas públicas interessadas em ampliar seus acervo têm até o dia 15 de dezembro de 2025 para se inscreverem. As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas exclusivamente pela internet. Acesse o edital atualizado clicando aqui .
Mín. 24° Máx. 33°