Foto: Evandro Seixas/SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/03), mais uma etapa no processo de implantação da Escola Estadual de Saúde Pública do Amazonas. Em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), está sendo realizada a oficina de planejamento, que irá definir os passos seguintes para a criação do instrumento de educação permanente, incluindo a elaboração da minuta de Lei que será submetida à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
O evento ocorre no auditório do Centro Universitário Fametro, na Cachoeirinha, zona centro-sul de Manaus. Durante dois dias, estarão reunidos, além das áreas técnicas da SES-AM, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), da Comissão de Saúde da ALE-AM, além da equipe do Conass, responsável pelo Projeto de Apoio ao Fortalecimento e Ampliação das Escolas Estaduais de Saúde Pública.
Para a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a implantação da Escola Estadual de Saúde Pública do Amazonas será um marco para o serviço público nessa área, por envolver a criação de um espaço de educação, pesquisa e inovação na saúde. Além disso, afirma, vai impactar no aperfeiçoamento profissional e na qualidade dos serviços ofertados.
Foto: Evandro Seixas/SES-AM
“É um momento histórico para o Amazonas e para a saúde pública de todo o Estado, pois o fortalecimento da gestão passa pela educação em saúde, com o processo de formação e desenvolvimento dos trabalhadores, investimentos em pesquisa e tecnologia. Então, essa é uma oportunidade de fomentar, cada vez mais, a profissionalização, a qualificação de profissionais da saúde”, observou.
O assessor técnico da Área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Conass, Haroldo Pontes, reforçou que a rede de Escolas de Saúde Pública é uma estrutura fundamental no país. Atualmente, conta com 21 escolas vinculadas às secretarias estaduais de saúde.
“Para nós, do Conass, a região amazônica é uma prioridade, devido às suas particularidades, o que exige um olhar atento e estratégias específicas. Com esta oficina, temos plena confiança de que, em breve, o Amazonas terá mais uma Escola do SUS e estaremos de volta, não apenas para dar continuidade às oficinas, mas para celebrar a inauguração desta importante instituição para a região Norte”.
Foto: Evandro Seixas/SES-AM
Plano de Trabalho
Durante a oficina será definido um plano de trabalho com prazos e metas para a criação da escola. Entre as ações previstas, está a elaboração da minuta de projeto de lei, que será submetida às instâncias competentes para aprovação. Além disso, o processo contará com a articulação entre áreas técnicas da secretaria e a assessoria jurídica, garantindo a estruturação adequada da escola.
Dentro da estrutura da Escola de Saúde, além da área de qualificação profissional, estão previstas mais duas áreas de grande relevância. A primeira é a área de inovação, essencial para o desenvolvimento de novos processos de trabalho na saúde ou para o aprimoramento daqueles já existentes. Esse espaço permitirá o aprofundamento na interseção entre ciência, tecnologia e inovação, buscando soluções que qualifiquem os serviços de saúde.
Paralelamente, a escola também terá um foco no desenvolvimento de pesquisas no setor da saúde, elemento fundamental para a evolução tanto da saúde como ciência, quanto da formação e valorização dos profissionais da área.
Mín. 23° Máx. 29°