FOTO: Arquivo/Ipaam
O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Projeto Floresta+ Amazônia, realizará entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2025 um mutirão para a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na zona rural de Manaus.
A ação visa regularizar os imóveis rurais da região, especialmente os de pequenos agricultores, permitindo o acesso a benefícios e incentivos financeiros por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) pela conservação ambiental da área.
O atendimento será gratuito e ocorrerá das 9h às 17h, em dois locais do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim. De 31 de março a 2 de abril, o atendimento será na sede da Associação Comunitária do Ramal do Pau Rosa (Azamor), localizada na Rodovia BR-174, km 21, Ramal do Pau Rosa, km 14. Já nos dias 3 e 4 de abril, o mutirão será realizado na sede do Conselho das Associações Comunitárias Rurais, na Rodovia BR-174, Ramal da Cooperativa, km 12.
FOTO: Arquivo/Ipaam
Durante o mutirão, produtores rurais poderão regularizar seus Cadastros Ambientais Rurais e ainda se inscrever no edital de PSA, uma modalidade que recompensa financeiramente aqueles que adotam práticas sustentáveis para a conservação da vegetação nativa. Além disso, mais de 450 agricultores familiares do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim, que atualmente possuem pendências no CAR, terão a chance de resolver essas questões, o que facilitará o acesso aos benefícios do Floresta+ Amazônia.
Em relação à importância da ação, o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que este mutirão é um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar na região.
“O Floresta+ Amazônia não é apenas uma oportunidade para regularizar as propriedades rurais, mas também para reconhecer e valorizar os pequenos produtores que atuam na preservação da nossa floresta. Com o apoio do Ipaam e de diversos parceiros, estamos criando um ambiente mais sustentável para essas comunidades e garantindo que seus esforços na conservação ambiental sejam devidamente recompensados”, afirmou o gestor.
A coordenadora do Projeto Floresta+ Amazônia no Amazonas, Julia Linhares, destacou que em novembro de 2024, Manaus foi incluída na lista dos municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
FOTOS Arquivo/Ipaam
Segundo Júlia Linhares, a ação no Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim é a primeira de muitas que pretendem realizar no município, pois de 1.040 imóveis rurais pré-selecionados para participar do projeto em Manaus, 450 estão neste assentamento. “Esperamos contar com a participação de um número máximo de agricultores familiares no mutirão, até mesmo daqueles que não estão na lista de pré-selecionados, pois durante o atendimento, poderemos verificar a possibilidade de outros agricultores”, destacou.
Projeto e parceiros
O Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do MMA e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio de recurso do Fundo Verde para o Clima (GCF). O Floresta+ Amazônia está investindo US$ 96 milhões na região amazônica até 2026, incentivando práticas sustentáveis e oferecendo apoio financeiro para aqueles que contribuem com a preservação da Amazônia. A iniciativa também visa apoiar a redução das emissões de gases de efeito estufa e fortalecer as políticas de conservação ambiental.
O mutirão conta com o apoio de diversas instituições e organizações que desempenharão papéis essenciais para o sucesso da ação. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ficará responsável pela regularização fundiária, enquanto a Cooperação Alemã e a Empresa Regea fornecerão suporte técnico especializado no atendimento do CAR e a equipe do projeto estará realizando as inscrições no edital de PSA para Agricultura Familiar.
A Azamor e o Conselho das Associações Comunitárias Rurais também são parceiros fundamentais, garantindo a logística e o acesso aos produtores locais.
FOTO: Arquivo/Ipaam
Serviço
O que é?
Mutirão Ambiental para Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e inscrição no Edital de Pagamentos por Serviços Ambientais – Agricultura Familiar, parte do Projeto Floresta+ Amazônia.
Quando?
De 31 de março a 4 de abril de 2025, das 9h às 17h.
Onde?
Quanto? Atendimento gratuito.
Documentos necessários para inscrição no Edital de Pagamentos por Serviços Ambientais – Agricultura Familiar:
Documentos necessários para atendimento de Cadastro Ambiental Rural (CAR):
No caso de inscrição no CAR, somente será possível se houver:
No caso de atendimento para terceiros ou troca de titularidade:
Mín. 24° Máx. 33°