O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental (DGRA), ministra nesta quarta-feira, 26, em Aruanã/GO, uma capacitação sobreTurismo Rural e Legalização de Empreendimentos por meio de Licenciamento Ambiental. A ação integra a programação do curso sobreTurismo Rural do Programa Aconchego Rural, realizado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO), entre os dias 24 e 28.
O evento é direcionado às 12 coordenações regionais da Emater-GO e tem como objetivo qualificar servidores técnicos e agentes públicos que atuam diretamente com famílias, empreendedores rurais e comunidades tradicionais. O foco é orientá-los sobre processos de licenciamento ambiental, gestão sustentável de empreendimentos e boas práticas no turismo rural.
O curso sobre turismo rural e licenciamento ambiental é ministrado pela engenheira agrícola do Naturatins, Fernanda Tainã Castro, que representa o Tocantins na iniciativa. Nessa terça-feira, 25, a engenheira abordou temas como a contextualização do turismo rural, planejamento e gestão das atividades rurais, além de marketing e promoção do turismo rural. Nesta quarta-feira, 26, serão discutidos assuntos como sustentabilidade no turismo rural, infraestrutura e logística para o turismo, parcerias e colaboração no turismo rural, além de inovação e criatividade.
Para Fernanda Tainã, a regularização dos empreendimentos é um passo essencial para fortalecer o turismo no meio rural. “Acreditamos no potencial do turismo como motor de transformação social e econômica. Levar essa abordagem ao campo é fundamental para que pequenos empreendedores possam se estruturar legalmente, acessar mercados e crescer de forma sustentável”, destaca.
Conforme o diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Rodrigo Sávio, a participação do Naturatins no evento evidencia seu papel estratégico na promoção de políticas públicas voltadas ao uso sustentável do território, à regularização ambiental de empreendimentos produtivos e à capacitação técnica de agentes multiplicadores. “A colaboração em iniciativas interinstitucionais como essa reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento da gestão ambiental integrada, contribuindo para a consolidação de modelos de desenvolvimento que aliam sustentabilidade, inclusão produtiva e conservação ambiental em níveis regional e nacional”, afirma.
O presidente da Emater-GO, Rafael Gouveia, destaca a importância do turismo rural como alternativa para agregar valor aos produtos, às propriedades, fortalecer a identidade cultural das comunidades e ampliar as oportunidades para os produtores. Segundo ele, o engajamento da equipe é essencial para orientar os produtores na estruturação de suas atividades e na criação de experiências autênticas para os visitantes. “A qualificação de cada um de vocês é o primeiro passo para o avanço do turismo rural em Goiás”.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater-GO, Kin Gomides, reforça a relevância do turismo rural para o desenvolvimento sustentável de Goiás, enfatizando seu papel na preservação das tradições e na economia local. Ele ressaltou que, para transformar o potencial turístico do estado em oportunidades concretas, é fundamental o planejamento, a qualificação e, acima de tudo, o trabalho de profissionais capacitados. “Cada um de vocês desempenha um papel fundamental na capacitação, no incentivo e no acompanhamento das famílias que desejam estruturar atividades turísticas em suas propriedades. O turismo rural não apenas diversifica a renda do produtor, mas também fortalece a economia local, gera empregos e mantém vivas as tradições do nosso estado”.
Aconchego Rural
O Programa Aconchego Rural é uma iniciativa conjunta da Emater Goiás e da Goiás Turismo, lançado com o objetivo de divulgar e promover roteiros turísticos no interior do estado. O programa busca fomentar o potencial turístico das propriedades rurais goianas, incentivando o desenvolvimento de atividades turísticas que proporcionem experiências autênticas no campo. Além de gerar renda adicional para as comunidades locais, o Aconchego Rural contribui para a economia dos municípios, conservação do meio ambiente, valorização dos patrimônios e produtos locais, destacando a importância do trabalho dos homens e mulheres do campo.
Mín. 24° Máx. 32°