A Prefeitura de Marabá, por meio de algumas secretarias e entidades municipais, como a Procuradoria Geral do Município, promoveu uma reunião com organizações da sociedade civil, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no núcleo Cidade Nova. O objetivo foi traçar um plano de trabalho voltado para o bem-estar dos animais em situação de rua. O prefeito Toni Cunha participou da reunião e reforçou que a gestão municipal está comprometida com a causa animal.
“Uma cidade justa, ambientalmente respeitosa, precisa também cuidar dos seus animais. E nós temos muitos animais pelas ruas sofrendo com maus-tratos. Então, reunimos todas as entidades, secretários, e determina providências no sentido de cuidar melhor desses animais. Possibilitar castração, acolhimento. Construir a legislação e os investimentos que precisamos ter para proteger os nossos animais”, ressaltou o gestor.
A construção de mais abrigos e o fortalecimento de instituições que cuidam dos animais foram alguns dos pontos que estiveram na pauta.
O Secretário de Meio Ambiente de Marabá (Semma), Benedito Evandro Barros, destacou ainda outras iniciativas propostas pela gestão municipal e que serão aperfeiçoadas, por meio do diálogo, para serem colocadas em prática.
“Temos fiscais que autuam toda situação de maus-tratos. É uma prioridade criar um programa de saúde e bem-estar animal que envolva a questão de zoonose, o encoleiramento, o cadastro por meio da chipagem, que vai ser uma das ações da Semma”, afirmou.
Além disso, segundo Nagilvan Amoury, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o diálogo com outros órgãos municipais e iniciativas da sociedade é importante para a atuação em relação ao cuidado com os animais.
“Nós vamos fazer a assistência em relação às partes zoonóticas. Nós sentamos também com a Faculdade Anhanguera para fazer esse atendimento em relação a essa assistência porque, de imediato, a Prefeitura não tem hospital, não tem clínica”, observou.
Na reunião, o diretor geral da Faculdade Anhanguera, Odilon Soares, comentou sobre parcerias que podem ser realizadas entre a instituição e órgãos públicos no atendimento à essa demanda, pois há o hospital veterinário da faculdade, um requisito para o curso de Medicina Veterinária.
“Viemos trazer uma proposta para um atendimento diferenciado por meio da regulação pelo CCZ e pela Semma. Então, através dessa parceria que buscamos firmar, vamos conseguir fazer um atendimento para essa população de forma gratuita”, ressaltou.
Outra proposta é o cadastro de protetores de animais, que visa fortalecer a rede de cuidado com os animais em situação de rua de Marabá. Renata Carneiro, presidente da ONG Focinhos Carentes, que tem um abrigo com cerca de 100 animais, ressaltou que essa “é a segunda reunião que temos com o prefeito e estamos achando uma maravilha até para esclarecer para a população, para os protetores. Porque nós aqui precisamos de muita ajuda. Vai ser fundamental. Vamos ter esse apoio. Na verdade, sempre tivemos um apoio, mas agora muito mais”.
Também participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Agricultura (Seagri), de Segurança Institucional (SMSI), de Planejamento e Controle (Seplan), de Educação (Semed) e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Comam).
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Gestão: Reunião discute plano de trabalho para o bem-estar de animais em situação de rua appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 24° Máx. 32°