Entre os dias 24 e 27 de março, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) recebe a segunda turma do Curso de Redação Oficial e Instrução Processual Administrativa voltada a servidores municipais. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Fundação e a Escola de Gestão Pública (EGP), da Prefeitura de Belém, ligada à Secretaria Municipal de Governo (Segov). Com carga horária de 20 horas, o curso reúne 39 servidores.
O professor Rui Paiva, da Escola de Gestão Pública do Município de Belém, está à frente do curso e explica que a formação tem como objetivo dotar o servidor de algumas competências da área de comunicação, a partir das normativas para a elaboração de documentos oficiais nos formatos impresso e digital, seguindo as exigências legais e acompanhando o manual de redação oficial da Presidência da República.
“Entre as competências, a primeira delas é como, de maneira oficial, o servidor vai poder se manifestar durante a instrução processual em processos específicos. E, segundo, como ele vai lidar com as regras da redação oficial de uma forma nacional, já que o curso é baseado no manual de redação oficial da presidência. Os servidores também estarão preparados para se manifestar de forma interna e externa, além de poder redigir, de maneira correta, atos oficiais e despachos”, informou o professor.
Para Lorrane Oliveira, assessora de gabinete da Funpapa, o curso agrega conhecimentos importantes para o desempenho de atividades administrativas. “Todos nós precisamos de atualização continua em relação à nossa língua portuguesa, por isso o teor deste curso é tão importante. A comunicação oficial na instrução processual é primordial para o nosso trabalho diário. Logo, ajustando e reciclando a nossa escrita, estaremos também contribuindo para os fluxos de trabalho em cada departamento de maneira eficiente e eficaz”, declarou a servidora.
A pedagoga e técnica de referência da Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Funpapa (GTEP), Anabela Tupiassú, reforça que a iniciativa tem o objetivo de qualificar os processos de trabalho e dar continuidade às ações de educação permanente. “A GTEP tem como atribuição qualificar e capacitar os servidores, nesse caso em especifico a escrita, a redação oficial, para aprimorar as comunicações internas e externas. Nós já estamos realizando um trabalho de várias formações e no ano de 2025 continuaremos com esse processo. Iniciamos um percurso formativo em março e agora retomamos esta parceria com a Segov. Então, a educação permanente e a educação continuada vão percorrer o ano inteiro com o intuito de qualificar os servidores para a entrega de um trabalho mais qualificado no atendimento da população e do cidadão”.
O curso de Redação Oficial e Instrução Processual Administrativa segue até o dia 27, de 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Mín. 23° Máx. 28°